Professora Zuleide é primeira mulher negra como deputada na Assembleia Legislativa

política

A deputada Professora Zuleide (Psol) tomou posse durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (06/11). A parlamentar assume a vaga do deputado Renato Roseno (Psol), licenciado por 120 dias para tratar de assuntos de interesse particular.  Ela ocupa o lugar do deputado Léo Suricate (Psol), empossado no início da licença de Renato Roseno.

A parlamentar foi conduzida à Mesa Diretora do Plenário 13 de Maio pelos deputados Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT), Júlio César Filho (PT), Salmito (PSB) e Alysson Aguiar (PCdoB) para prestar o juramento de posse.

Em seu primeiro pronunciamento, Professora Zuleide destacou a importância da oportunidade de vivenciar a experiência legislativa em busca de fortalecer caminhos e lideranças políticas. Ela assinalou seu compromisso com o povo cearense, principalmente com as minorias de gênero, raça, mulheres negras e quilombolas.

A parlamentar enfatizou seu compromisso com o combate à violência contra as mulheres e ao racismo estrutural, em defesa do fortalecimento da saúde e educação públicas. “Este é o nosso lugar hoje. Sou uma mulher negra, professora, doutora, formada na educação pública. É uma honra me apresentar a esta Casa”, disse.

Ela relembrou sua trajetória acadêmica e sindical. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado e doutorado em Educação e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou também como docente da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, e foi secretária de Direitos Humanos do Crato.

Em aparte, a deputada Larissa Gaspar (PT) parabenizou a parlamentar. “Uma mulher negra ocupando a tribuna desta Casa nos enche de orgulho. É uma representação do povo negro do Estado, e a parlamentar vai engrandecer o Parlamento com sua luta aguerrida”, afirmou.

Os deputados Salmito (PSB) e Guilherme Sampaio (PT) também parabenizaram Professora Zuleide e enfatizaram a legitimação da luta social e da luta por igualdade social.