O prefeito Evandro Leitão realizou, nesta segunda-feira (10/11), a entrega de 23 novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos hospitais municipais de Fortaleza. A solenidade foi realizada na Lagoa da Parangaba.
A nova frota vai substituir veículos que já operavam há oito anos. “Tudo isso faz parte do nosso processo de reestruturação de toda a rede de saúde. Hoje estamos entregando 23 novas ambulâncias para reforçar o atendimento do Samu e dos nossos hospitais. Há oito anos essa frota não era renovada, e agora estamos garantindo essa modernização para melhor atender à população e salvar vidas, que é o nosso maior objetivo”, afirmou o prefeito.
Evandro também pediu a colaboração da população, lembrando que os trotes feitos ao Samu trazem consequências graves, como o desperdício de recursos públicos, o atraso no atendimento de ocorrências reais e, em casos extremos, podem resultar em perda de vidas.
“Somente neste ano, o Samu já recebeu mais de 12 mil ligações de trote. Isso é muito grave, porque cada trote pode significar uma ambulância deslocada sem necessidade, enquanto alguém em outra região pode estar precisando de socorro real. Por isso, pedimos que a população nos ajude, evitando esse tipo de situação e contribuindo para que o serviço funcione de forma eficiente e salve vidas de verdade”, ressaltou.
A nova frota é composta por 10 ambulâncias do tipo A e 13 do tipo B. A secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, explicou as diferenças entre os tipos de ambulância e detalhou a destinação dos veículos.
“Essas ambulâncias do tipo A são destinadas à nossa rede municipal de saúde, especialmente aos hospitais. Elas são utilizadas para o transporte de pacientes que precisam realizar exames ou ser encaminhados para outras unidades, quando não há necessidade de um atendimento mais especializado. Já as do tipo B, serão destinadas ao Samu. Agora contamos com 13 novas ambulâncias do Samu totalmente equipadas, com técnicos de enfermagem, socorristas e motoristas capacitados e certificados. Tudo isso faz parte do nosso compromisso de oferecer mais segurança, qualidade e agilidade no atendimento à população”, concluiu a secretária.
O coordenador do Samu Fortaleza, Kitt Rôla, reforçou a importância da renovação da frota para a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.
“Essa renovação é fundamental, porque esses veículos operam 24 horas por dia. É necessário garantir segurança tanto para as equipes quanto para os pacientes. O próprio Ministério da Saúde recomenda que a frota seja renovada a cada três anos, justamente para evitar falhas mecânicas, garantir mais agilidade no atendimento e oferecer um serviço de melhor qualidade à população”, destacou.
