Um engavetamento entre duas carretas e uma van interditou a BR-376, no km 667, entre Tijucas do Sul e Guaratuba (PR), na madrugada desta quarta-feira, 12/11. Um caminhoneiro morreu e ao menos 14 pessoas ficaram feridas, entre elas crianças que estavam na van para um passeio turístico em Santa Catarina. O caso ainda está sendo apurado pelas autoridades, mas há suspeitas de que uma carreta perdeu o freio e atingiu os demais veículos.
Em 20 de outubro de 2024, um acidente similar ocorreu no mesmo trajeto da rodovia, vitimando a equipe Uma carreta desgovernada tombou sobre a van de uma equipe de remo de Pelotas (RS), no km 665 da BR-376 – somente dois quilômetros de distância do acidente atual. Nove pessoas morreram, sete delas adolescentes. À época, a PRF informou que a carreta havia perdido os freios antes da colisão.
- Vans com crianças exigem controle rígido. O CTB determina inspeção semestral para veículos de transporte escolar (art. 136). Embora a regra se aplique a “escolares”, o caso reforça a necessidade de checagem técnica em vans de turismo e passeio quando transportarem grupos de crianças.
- Caminhões com possível falha de freio. Perda de frenagem é causa recorrente em colisões graves no trecho da Serra do Mar. A inspeção técnica periódica (ITV), prevista no CTB (art. 104) e regulamentada pelo Contran, identifica desgaste e ineficiências antes do sinistro.
A Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) vem alertando sobre a necessidade de ampliar a fiscalização para prevenir acidentes. Segundo a entidade, a falta de inspeção técnica em caminhões e vans volta é um fator de risco em importantes estradas federais, como na BR-376, uma das rodovias que liga o Paraná aos outros estados do Sul.
