Entre janeiro e outubro de 2025, a Prefeitura de Fortaleza realizou mais de 35 mil plantios e doações de espécies vegetais por meio de projetos coordenados pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O resultado representa cinco vezes mais do que o registrado em todo o ano passado (7.135).
Em 2025, Fortaleza alcançou algumas marcas históricas no incentivo à ampliação das áreas verdes da cidade. Uma delas foi a doação de 6 mil mudas em um único mês (fevereiro), e a outra com o plantio de mais de 5 mil árvores nativas em março, em diferentes pontos da capital.
As ações contribuem não apenas para a ampliação das áreas verdes e recomposição vegetal dos espaços urbanos, mas, principalmente, para a melhoria da qualidade do ar e redução da temperatura ambiente, ajudando na qualidade de vida de toda a população fortalezense. “Essas marcas alcançadas em apenas 10 meses de gestão evidenciam o nosso comprometimento com a valorização da natureza e a melhoria da qualidade de vida por meio da ampliação da cobertura verde na cidade”, destaca o secretário do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente.
Durante todo o ano, a Prefeitura mantém atividades contínuas alinhadas à pauta ambiental, com ações de plantios e doações de mudas; limpezas periódicas de praias; análises e emissão de licenças ambientais; capacitações sobre legislação ambiental e licenciamento; e a concessão de certificações e selos ambientais a empresas que adotam práticas sustentáveis, incentivando a mitigação dos impactos socioambientais associados ao desenvolvimento urbano e econômico.
As ações de plantio são realizadas a partir de solicitações da população, por meio de projetos como o Árvore na Minha Calçada. O cidadão entra em contato com a Seuma por meio do número (85) 9 9237.0397 e agenda a visita de um profissional ao endereço indicado, onde a árvore é plantada.
Outro incentivo ao aumento da cobertura verde é feito com o projeto Sementinha, por meio do qual a Seuma leva a experiência do plantio às creches e escolas da rede municipal. Com o Sementinha, as crianças se envolvem na atividade educativa e prática, com o manejo da terra e o aprendizado sobre o cuidado com a natureza. A iniciativa também reforça a segurança alimentar, uma vez que são plantadas espécies frutíferas, estimulando a alimentação saudável no ambiente escolar.
A Seuma mantém ainda um mudário aberto ao público, onde a população de Fortaleza pode obter gratuitamente até cinco mudas por pessoa. O espaço funciona das 8h às 11h30, de segunda a sexta-feira, na Av. Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras. Para adquirir as mudas, é necessário apresentar documentação e comprovante de endereço do município de Fortaleza.
A Prefeitura também realiza a distribuição gratuita de mudas e plantas ornamentais em diversas ações públicas. Uma delas, com o projeto Uma Criança, Uma Árvore, contemplando famílias que estão saindo das maternidades da cidade. A ideia do projeto, ao presentear os pais com um kit contendo muda, adubo e uma cartilha com orientações sobre o plantio e os cuidados com a planta, é despertar um vínculo afetivo entre a família e a natureza, ao possibilitar que o crescimento da criança acompanhe o desenvolvimento da planta.
Plano Diretor Sustentável
A gestão também concluiu a revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza, cujo projeto de lei complementar foi entregue para apreciação da Câmara Municipal no último dia 28 de outubro. O novo plano propõe ampliação de 38% de área verde em Fortaleza, e prevê um novo Plano de Ação Climática de Fortaleza, atualmente em fase de conclusão.
