Seminário reúne entidades para debater a Chacina do Curió

política

No dia em que completou uma década da Chacina do Curió, nesta terça (11/11), o Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu um momento de reflexões e diálogos. Foi o seminário “Justiça, Responsabilização e Reparação da Chacina do Curió”, realizado no auditório Professor Willis Santiago Guerra da Faculdade de Direito da UFC, como parte da 8ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa.

As atividades da Semana Cada Vida Importa são previstas pela Lei n.º 16.482 (de 19 de dezembro de 2017), de autoria do deputado estadual Renato Roseno. “Essa Lei surge em memória às vítimas e sobreviventes da Chacina do Curió, ocorrida na madrugada de 11 a 12 de novembro de 2015.  Para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça. A Semana Cada Vida Importa marca a memória da maior chacina policial da história do Ceará. É um momento de memória, mobilização e compromisso orientado à prevenção da violência armada que mata centenas de jovens todo ano”, compartilha o deputado.

O seminário foi organizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, em parceria com o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, o Coletivo Mães da Periferia, o Coletivo Mães do Curió e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca).

“A gente não pode esquecer esse fato trágico na história do Ceará e precisamos nos mobilizar para que isso nunca mais aconteça. É justamente por isso que convidamos as mais diversas instâncias do poder público e da sociedade civil para dialogar sobre os resultados dos tribunais do júri que condenaram os policiais militares”, comentou Thiago de Holanda, coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à Violência.

Participaram do seminário representantes do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece, Anistia Internacional, Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Cedeca Ceará, Defensoria Pública, Ministério Público, Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, além dos Coletivos Mães do Curió e Mães da Periferia.

SEMANA CADA VIDA IMPORTA

O seminário “Justiça, Responsabilização e Reparação da Chacina do Curió” integra a programação da 8ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa, que tem início na próxima segunda-feira (10/11). Mobilizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Ceará, a programação de 2025 lembra os 10 anos da Chacina do Curió e a luta por justiça e reparação de familiares das vítimas.