O prefeito Evandro Leitão e a vice-governadora Jade Romero entregaram, nesta quarta-feira (12/11), a nova praça José Mário Gomes de Carvalho, localizada na alça do viaduto da Av. Borges de Melo com BR-116, no bairro Parreão. O equipamento, que integra o projeto Reviva Fortaleza, é um exemplo de gestão compartilhada que resulta da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado do Ceará e a empresa Newland, articulada pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor).
O prefeito Evandro Leitão destacou que o Reviva Fortaleza tem o propósito de devolver vida e significado aos espaços públicos da cidade, e reforçou a importância da parceria entre Prefeitura, Governo do Ceará e a iniciativa privada para a criação da nova praça.
“Neste local, antes havia mais de 100 famílias vivendo em situação de vulnerabilidade, e hoje entregamos um espaço bonito, seguro e acolhedor, pensado para o lazer e o convívio das pessoas, reafirmando nosso compromisso com uma Fortaleza mais humana e inclusiva”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A nova praça possui uma Areninha, área de lazer em piso intertravado com mesinhas de jogos, além de brinquedopraça, equipamento do programa Mais Infância Ceará, e pintura artística das colunas do viaduto. O local se tornou espaço público de lazer e convivência após ação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que, em abril, encaminhou as famílias que ocupavam o espaço para programas sociais e realizou a demolição das estruturas existentes.
A ação teve como objetivo transformar uma área antes degradada em um espaço urbano requalificado, voltado para o uso público e seguro da população. A iniciativa contribui para o fortalecimento da convivência comunitária, amplia as opções de lazer e estimula o sentimento de pertencimento entre os moradores.
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, afirmou que o novo equipamento referencia o potencial transformador das parcerias entre diversas esferas da sociedade.
“Aqui vemos na prática que as políticas públicas que realmente transformam são aquelas construídas de forma conjunta, com a união do poder público, da sociedade e da iniciativa privada. Esse espaço, que antes representava vulnerabilidade, hoje simboliza convivência, lazer e oportunidade. É assim que a gente reduz desigualdades, fortalece vínculos e faz de Fortaleza uma cidade mais justa e acolhedora”, destacou a vice-governadora.
Acolhimento
Segundo a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, a entrega do equipamento é também a celebração de um processo humanizado de acolhimento e realocação das famílias em situação de vulnerabilidade que ocupavam o local.
“A gente fez meses de trabalho aqui, com assistência social, com a saúde, reconciliou famílias, ofereceu acolhimento terapêutico. Foi um local em que a gente percebeu a participação da comunidade, do entorno, das famílias que se reconciliaram. Esse é um trabalho muito humanizado, e que já é referência para o país.”
Conforme o superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guilherme Magalhães, o trabalho de encaminhamento das famílias realizado no local é um exemplo de como a ação fiscalizatória pode caminhar lado a lado com a sensibilidade social.
“Existiam cerca de 120 moradias em condições precárias, e todas as famílias foram acolhidas de forma pacífica e direcionadas para programas sociais, aluguel ou moradia definitiva. Foi um processo conduzido com respeito, diálogo e humanidade. Hoje, este espaço transformado e devolvido à cidade reforça o compromisso da Prefeitura com uma Fortaleza mais ordenada, inclusiva e digna para todos”, destacou Guilherme Magalhães.

Gestão compartilhada
Segundo o titular da Cegor, Osmar Baquit, o novo equipamento é um exemplo inovador de bom aproveitamento do espaço público.
“O que estamos vendo aqui é o resultado concreto de uma visão moderna de cidade, liderada pelo prefeito Evandro Leitão, que apostou na parceria entre o poder público e a iniciativa privada para transformar um espaço antes degradado em área de convivência e lazer. Este local, que já foi sinônimo de abandono, hoje é um espaço bonito, seguro e inclusivo, devolvido à população”, pontuou Baquit.
O secretário da Regional 4, Washington Araruna, reforçou que a entrega representa uma mudança de paradigma na forma como a cidade enxerga e utiliza seus espaços públicos.
“Aqui, onde por mais de 30 anos existiram ocupações irregulares e condições precárias, hoje temos um equipamento moderno, seguro e acolhedor, fruto de uma gestão sensível e integrada. É uma indicação de que é possível unir inclusão social, revitalização urbana e parceria com a iniciativa privada em um mesmo projeto. O resultado é um novo ponto de encontro e convivência para a população, que se tornará referência para outras áreas da cidade”, ressaltou o secretário.
A praça é mais um exemplo de gestão compartilhada dentro do programa Reviva Fortaleza, assim como ocorre com o viaduto da Dom Luís e o Café Java.
As obras de estruturação do equipamento foram realizadas pela empresa Newland, por meio de articulação da Cegor. A Prefeitura fez o acompanhamento e a supervisão do processo, e, com a entrega, o espaço será gerido de forma compartilhada.
As experiências de gestão compartilhada desenvolvidas pela Prefeitura reforçam o potencial positivo das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida na cidade.
Lazer e segurança para a comunidade
A dona de casa Elizângela Pereira da Silva se emocionou quando viu o novo equipamento. “A gente estava precisando desse espaço bom. Eu vim hoje pela primeira vez e achei muito bonito, emocionante, porque a gente não tinha um lugar assim pra trazer nossas crianças pra brincar. Agora vamos vir todo dia,” disse ela, que estava acompanhada dos quatro netos e do irmão.
A empreendedora Andreza de Souza Lima encontrou no novo equipamento um espaço de lazer para a filha,
Ayla, e de convivência com a mãe, dona Raimunda.
“Aqui antes era abandonado, fazia era medo de vir, agora é lazer pras crianças, pra gente. Mudou nossa rotina, porque a gente traz as crianças para dar um lazerzinho de tarde à noite, e é um espaço aberto, tranquilo. Mudou o clima daqui”
