Prefeitura de Fortaleza já formou mais de mil pessoas em cursos de gastronomia

economia

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, entregou, nesta quinta-feira (13/11), 942 certificados dos cursos de Gastronomia do programa Autonomia Econômica, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com o Senac. Ao todo, o programa já formou 1.010 pessoas em 84 turmas, com foco na inclusão produtiva e na geração de renda.

Como destacou o prefeito, o programa tem como principal público-alvo mulheres chefes de família, jovens e trabalhadores informais em busca de autonomia econômica.

“Nós não podemos falar em dignidade se não proporcionarmos melhores condições de vida para as pessoas. Por isso foi tão importante o plano que lançamos: o Fortaleza Inclusiva, que tem entre seus eixos justamente o programa Autonomia Econômica”, ressaltou Evandro Leitão.

“A maioria dos concludentes são mulheres que vivem em alto grau de vulnerabilidade e é para elas que nós trabalhamos. Essas pessoas, a partir de agora, terão a oportunidade de empreender, gerar a própria renda e alcançar uma condição de vida melhor”, completou o prefeito.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota, reforçou que a Prefeitura de Fortaleza tem se empenhado em reduzir as desigualdades sociais e destacou a importância das parcerias com instituições comunitárias e com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac.

“Essa parceria com o Senac e com as instituições comunitárias tem sido um verdadeiro sucesso. O Senac é um parceiro fantástico da Prefeitura e da SDE. As associações têm demonstrado grande organização e competência”, afirmou.

“Os cursos são realizados em dois módulos: um teórico e outro prático, e todos trabalham de forma integrada, levando conhecimento e aplicando na prática o que é aprendido. Instituições de todas as 12 Regionais de Fortaleza estão atuando junto conosco, fortalecendo essa rede de qualificação”, concluiu Mota.

Rosilene Lopes, moradora do bairro Bela Vista, é uma das concludentes do curso de Bolos Caseiros. Ela, que já foi empreendedora, precisou interromper suas atividades para se dedicar ao cuidado do filho autista. Agora, com os cursos promovidos pela Prefeitura, busca retomar seu negócio e ampliar suas oportunidades de renda.

“Eu fiz o curso de bolos, mas já me inscrevi para o de salgados, que é a área que eu gosto. Antes de ter o meu filho atípico, eu tive uma pequena pizzaria, então já atuava nesse ramo. Depois que ele nasceu, por ser autista, precisei parar para cuidar dele”, conta Rosilene.

Ela conheceu o projeto por meio do Instituto Parque Universitário, que oferece assistência às famílias da região. “Meu filho é atendido lá, faz terapia e fonoaudiologia. A comunidade é muito grata, porque o Instituto está sempre buscando essas oportunidades junto à Prefeitura”, explicou.

Rosilene também elogiou a iniciativa da gestão municipal de levar as formações aos bairros.

“É uma maravilha, porque muitas pessoas da comunidade não têm como se deslocar. A Prefeitura levou o curso até a gente, bem pertinho. A maioria das pessoas que participam são do próprio bairro, além disso, muita gente faz um curso, gosta e se inscreve em outro, como foi o meu caso”, relatou.

Como participar

O eixo Autonomia Econômica do Fortaleza Inclusiva apoia e promove ações que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade a conquistarem trabalho, renda e independência financeira.

A iniciativa estimula o empreendedorismo e a geração de renda, fortalecendo o setor de Gastronomia, um dos que mais crescem em Fortaleza. Atualmente, o município conta com 25.562 CNPJs ativos na área de alimentação, responsáveis por 33.743 empregos formais.

As inscrições podem ser feitas pelo portal Fortaleza Inclusiva.