A partir desta segunda-feira (17/11), o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), unidade da Prefeitura de Fortaleza, passa a funcionar com emergência obstétrica de portas abertas e recebendo somente mulheres, ampliando o perfil de atendimento para pacientes em trabalho de parto de baixo a médio risco.
Serão 60 leitos para assistência às parturientes, reforçando a retaguarda para os partos na Capital. A medida integra o plano emergencial articulado pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para garantir que todas as mulheres em trabalho de parto sejam acolhidas com segurança, qualidade e sem interrupção do fluxo de atendimento, após o incêndio registrado no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), na última quinta-feira (13/11).
A SMS destaca ainda que o Hospital da Mulher não receberá mais pacientes do sexo masculino, mantendo o foco na saúde da mulher.
Ampliação da Rede
Como reforço adicional ao plano de contingência, a SMS também colocará em funcionamento 40 leitos no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha da Messejana), ampliando a capacidade da rede para atendimento materno-infantil durante o período de reorganização ocasionado pelo incêndio no HGCC. A abertura desses leitos contribui para manter o fluxo regulado, garantir assistência segura e evitar sobrecarga nas demais unidades.
A rede municipal segue monitorando a demanda diariamente e ajustando os fluxos para garantir que toda a população seja atendida com responsabilidade e cuidado. “Estamos acompanhando a situação de forma contínua e ajustando todos os fluxos necessários para assegurar que a população continue recebendo assistência com responsabilidade. Nosso compromisso é garantir cuidado, acolhimento e a organização necessária para atender a população com segurança”, afirma Riane Azevedo, secretária municipal da Saúde.
Rede Materno Infantil
O município de Fortaleza conta com maternidades que realizam atendimento de urgência e emergência, funcionando como porta aberta, ou seja, para livre demanda, que são os Hospitais Distritais Gonzaga Mota (Gonzaguinha Messejana, José Walter e Barra do Ceará).
Para o atendimento de média complexidade, o município conta também com o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), que ainda segue recebendo as pacientes encaminhadas através da Central de Regulação do Município e do Estado.
