Alece levanta sessão por morte de ex-deputado Augustinho Moreira

política

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (18/11) foi levantada em decorrência da morte do ex-deputado estadual Augustinho Moreira (PV), atendendo requerimento do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB). O Plenário da Casa realizou um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Augustinho, político de longa trajetória e atuação no legislativo da Capital e do estado do Ceará.

Em nota, o presidente Romeu Aldigueri publicou em suas redes sociais homenagem ao ex-deputado. “Sua trajetória na vida pública deixa um legado de serviço ao povo cearense. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que sentem sua partida”, lamentou.

Augustinho Moreira faleceu aos 70 anos, na madrugada do último sábado (15/11), por complicações de um Acidente Cerebral Vascular (AVC). Filho de Agostinho Moreira, ex-vereador de Fortaleza, Augustinho integrou uma família de veia política, tendo sua irmã, Leda Moreira, também sido deputada estadual. Ele deixa três filhos. O reduto eleitoral da família concentra-se no Grande Pirambu.

TRAJETÓRIA

Nascido no ano de 1955, Augustinho Moreira era advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele iniciou a vida política em 2000, quando foi eleito vereador pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) e, posteriormente, reeleito no ano de 2004, dessa vez pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde, eleito em 2006 e reeleito em 2010, para a 28ª Legislatura, período de 2011 a 2014.

O parlamentar foi vice-líder do governo Cid Gomes na Alece, em 2013, defendendo uma educação de qualidade, com a implantação de escolas profissionalizantes em todo o Ceará. Também presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido e foi membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor.