Grupo Especializado Maria da Penha da Guarda Municipal realiza mais de 800 ações de proteção em outubro

política

O Grupo Especializado Maria da Penha (Gemp) realizou 844 ações de proteção a mulheres vítimas de violência no mês de outubro.

Entre as atividades, destacam-se 525 permanências preventivas operacionais e 186 patrulhamentos, além de 12 monitoramentos e acompanhamentos de vítimas.

A atuação do Gemp integra as ações prioritárias da gestão municipal, reafirmando o compromisso com políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero e de fortalecimento da rede de apoio às mulheres.

Formado por agentes treinados para atuar em situações de risco iminente de feminicídio e no acompanhamento de medidas protetivas, o grupamento conta com profissionais capacitados em abordagem humanizada, identificação dos diversos tipos de violência e atuação articulada com os equipamentos de apoio da capital.

Ações em 2025

Somando as atividades de outubro, o Gemp chegou a 12.560 ações realizadas em 2025. As intervenções incluem atendimentos diretos, patrulhamentos, visitas domiciliares, encaminhamentos e outras medidas de proteção voltadas à segurança das mulheres.