A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema, realiza, nesta sexta-feira (21/11), às 18h30min, Cortejo dos Maracatus de Fortaleza, celebração que integra as ações alusivas ao Dia da Consciência Negra. O desfile terá como ponto de partida a Ponte dos Ingleses e seguirá até o Centro Cultural Belchior.
O evento, que conta com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Coppir), reúne grupos tradicionais de maracatu da capital, reforçando a importância da cultura afro-brasileira e dos patrimônios imateriais que compõem a identidade cultural da cidade. Ao final do cortejo, haverá a tradicional coroação das rainhas.
Participam desta edição: Maracatu Nação Pici, Maracatu Corte Imperial, Maracatu Rei de Paus, Maracatu Vozes da África, Maracatu Solar, Maracatu Nação Iracema, Maracatu Nação Baobab, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Axé de Oxóssi, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Obalomí, Maracatu Rei Zumbi e Maracatu Nação Palmares, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Rei do Kilombo.
A realização contempla a Lei Ordinária nº 10.771/2018, que institui o projeto “Dia 25 é Dia de Maracatu” no Calendário Oficial de Eventos de Fortaleza, fortalecendo políticas públicas de valorização das tradições populares. A atividade soma-se também às ações alusivas ao Dia da Consciência Negra — feriado instituído pela Lei nº 14.759/2023, fruto da articulação entre o Governo Federal, o parlamento e movimentos sociais — reafirmando a centralidade da cultura e da história afro-brasileira na construção do país.
Maracatu de Fortaleza
É reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial da Cidade desde 2016, estando registrado nos três livros previstos no capítulo VI da Lei do Patrimônio de Fortaleza — Saberes, Celebrações e Formas de Expressão — conforme Decreto nº 13.769, de 14 de março de 2016.
Serviço
25 é dia de Maracatu | Especial Dia da Consciência Negra
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: A partir das 18h30min
Cortejo da Ponte dos Ingleses ao Centro Cultural Belchior
Aberto ao público
