No início da manhã deste sábado (22/11), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) compareceram ao Hospital infantil Albert Sabin, onde fizeram a abertura do dia C de cirurgias no Ceará.
Para o segundo Dia C de Cirurgias, em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, estão envolvidos cerca de 100 unidades de saúde em todo o Estado com o objetivo de realizar mais de 3 mil procedimentos, em um único dia, em 56 municípios cearenses.
O mutirão de cirurgias atende contempla vários municípios e envolve diversos especialistas, como explicou Elmano:
“E nós temos com hoje 97 equipamentos realizando cirurgia pro povo cearense, com 15 especialidades, em 56 municípios”, disse.
Segundo o governador do Ceará, há um esforço do governo para levar a ampliação de serviços médicos por meio de novos hospitais públicos no interior do estado.
“Portanto, nós estamos aumentando a nossa capacidade. E olhe que nós estamos já, daqui a pouco, ano que vem, inaugurando o Hospital de Crateús. Vamos iniciar as obras do Hospital… do Hospital de Baturité, do Hospital de Iguatu, e estamos já assumindo, já assumimos o Hospital Regional de Itapipoca, também viabilizando cirurgia naquele hospital. Então, nós estamos aumentando a capacidade do estado de atender a demanda muito importante do nosso povo, que é a realização de cirurgias, e com qualidade, com humanidade, para que o nosso povo seja bem atendido e tenha seu problema efetivamente resolvido.” afirmou Elmano.
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão destacou que o Governo do Ceará tem sido um parceiro da população de Fortaleza, pontuando o Hospital Instituto Doutor José Frota, como um dos equipamentos que recebe atenção da gestão do governador Elmano de Freitas.
O prefeito Evandro ainda agradeceu a todos que fazem a saúde pública cearense, em especial na Capital. “Hoje é um dia muito especial para nós. Temos uma meta de realizar 600 cirurgias dentro da nossa rede municipal. Nos primeiros 10 meses da nossa gestão, realizamos cerca de 48 mil procedimentos. O nosso muito obrigado a todos os profissionais da saúde pelo empenho em prol da nossa população”, pontuou.
Este será o segundo Dia C de Cirurgias realizado pelo Ceará. O primeiro ocorreu há dois meses, em 20 de setembro de 2025. Foram realizados 3.067 procedimentos, número 18% maior que o planejado, ultrapassando em 467 a meta inicial de 2.600 cirurgias. Ao todo, 16 especialidades médicas foram contempladas, com destaque para a Oftalmologia, que realizou 1.663 procedimentos.
