Alece entrega Título de Cidadão ao empresário Edson Brok

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta terça-feira (25/11), solenidade para entrega do Título de Cidadão Cearense ao empresário dos setores de logística e fruticultura Edson Luiz Brok, nascido em São Paulo. A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual de n.º 19.549/2025, fruto de projeto apresentado pelo deputado Queiroz Filho (PDT), solicitante da cerimônia de hoje.

Na ocasião, Queiroz Filho explicou que a homenagem é um reconhecimento às contribuições do empresário ao cenário socioeconômico local. “Que esse gesto simbolize o reconhecimento de um povo que sabe agradecer, e que sirva também de lembrança de que o Ceará sempre foi e sempre será terra de gente que tem coragem de sonhar e trabalhar”, disse.

O parlamentar ressaltou a importância da atuação de Edson Luiz Brok para o desenvolvimento do agronegócio cearense. “É alguém que chegou para empreender, mas ficou para pertencer aqui ao estado do Ceará. Alguém que veio buscar futuro, mas acabou ajudando a construir o futuro de muitos outros. Alguém que acreditou no trabalho cearense e com isso desenvolveu o Estado do Ceará”, finalizou Queiroz Filho.

Segundo o deputado Felipe Mota (União), o agraciado é referência na comercialização interna e externa de banana. Além disso, exaltou a experiência e a inovação do empresário no agronegócio. “Falar do Edson Brok é muito fácil pra mim. Humilde, parceiro, preocupado com as pautas tanto financeira quanto com a questão do tarifaço. Quando aconteceu, ele conversando comigo, dizendo: “Felipe, não vai afetar muito, calma aí, não precisa a gente esquentar o mercado que vai dar certo”. E tanto que quando a gente escuta a voz dos experientes, a resposta chega”, contou.

Em posse do Título, Edson Luiz Brok agradeceu o recebimento da honraria e relembrou os desafios enfrentados ao longo da sua história. “Então eu queria deixar minha gratidão com o Estado. Eu trabalhei aqui e o estado me deu muitas alegrias, mas muito mais alegrias do que tristezas”, afirmou. “Eu tenho muita gratidão de ter chegado no Ceará, de ter acreditado e ter acompanhado todo o crescimento do Ceará. Eu agradeço a essa Casa que reconhece um Título que eu nunca imaginei receber”, finalizou.

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região (TRT-7), desembargador Francisco José Gomes; do secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Sílvio Carlos; do presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticinios), José Antunes Fonseca da Mota; e do gerente de Fiscalização de Inspeção Agrícola e Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Adagri, Dimas Oliveira.