A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nessa terça-feira (25/11), uma visita à sede da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado, localizada no bairro João XXIII, em Fortaleza. A iniciativa é uma promoção do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).
O objetivo da ação é fortalecer o diálogo com a categoria, oferecer orientação técnica e incentivar o desenvolvimento social da rede de catadores. A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, que esteve presente no encontro, destacou sobretudo o potencial do trabalho dos catadores de resíduo sólido na movimentação da economia, redução de impactos ambientais e na inspiração de novas formas de produzir e consumir. “O nosso evento reafirmou a importância de fortalecer essa rede, valorizar a categoria e ampliar políticas públicas que garantam mais segurança, renda, reconhecimento e autonomia”, afirma a primeira-dama.
O orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Yuri Passos, reafirmou a responsabilidade da Alece com a rede de catadores, que atualmente presta assistência a associações de catadores cooperados. “O evento é uma forma de estender o cuidado aos prestadores de serviço e reverberar esse cuidado até as famílias deles. Temos muito ainda para melhorar a situação deles e ficamos muito felizes em poder estar servindo de ferramenta para isso”, pontuou Yuri Passos.
Já a secretária da Rede de Catadores do Estado do Ceará, Lídia Maria de Paiva, ressaltou a importância de estreitar as relações entre a categoria e a Alece. “Estamos muito felizes com esse momento. A primeira-dama foi realmente muito generosa na visita dela aqui na rede de catadores, e nós podemos ver o quanto o Estado está empenhado em se aproximar da categoria de catadores, nos oferecendo e oportunizando algumas políticas públicas para que a gente possa ter uma melhor qualidade de vida”, revelou.
A programação incluiu a equipe do DSAS para realizar aferição de sinais vitais e o acolhimento com informações para a realização do exame de mamografia dos participantes.
