A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta sexta-feira (28/11), a partir das 9h, audiência pública para debater os desafios e as oportunidades do setor da cajucultura no Ceará. O debate ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende à solicitação do deputado Felipe Mota (União).
O parlamentar justifica a iniciativa em razão das recentes barreiras tarifárias internacionais e de necessidade do fortalecimento da cadeia produtiva do caju. “Com o atual cenário internacional, marcado pela imposição de tarifas comerciais que resultaram na competitividade da castanha de caju brasileira no mercado externo, afetando milhares de famílias produtoras, busca-se discutir estratégias de fortalecimento da produção local, políticas de fomento, inserção em programas governamentais e propostas para ampliação do mercado interno e externo”, avalia o parlamentar.
Foram convidados para participar do debate os representantes do Instituto Caju; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); do Banco do Nordeste (BNB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SERVIÇO – Audiência pública para debater os desafios e as oportunidades do setor da cajucultura no Ceará
Quando: sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Auditórios 2 e 4- Complexo de Comissões Técnicas da Alece
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
