Fortaleza cria 1,6 mil novos empregos em outubro e segue entre os destaques do país

política

Fortaleza registrou 1.639 novos empregos com carteira assinada no mês de outubro, segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta sexta-feira (28/11). O desempenho coloca a capital como a 6ª cidade que mais gerou empregos no Brasil entre as capitais e reforça o cenário positivo do mercado de trabalho. No acumulado de 2025, já são 23.668 novos postos formais, consolidando um ano marcado pela expansão das oportunidades e pela força do setor produtivo local.

Crescimento acima da média e liderança regional

Entre as capitais nordestinas, Fortaleza registrou em outubro:
– 1º lugar em admissões (32.633);
– 1º lugar no estoque de empregos (777.554);
– 3º lugar no saldo de empregos (1.639);

O resultado reafirma a posição da cidade como motor econômico da região, com forte capacidade de gerar ocupações de forma contínua.

Desempenho por setores da economia

O saldo de outubro foi puxado pelos seguintes setores:
– Serviços: +693 vagas
– Comércio: +510 vagas
– Indústria: +232 vagas
– Construção Civil: +206 vagas

Em todos eles, Fortaleza manteve tendência de crescimento e ampliou a contratação de trabalhadores formais.

“Os números do Novo Caged reforçam a consolidação de Fortaleza como uma das cidades que mais geram empregos no Brasil em 2025, sustentando um ciclo consistente de crescimento e inclusão produtiva”, ressalta o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Fortaleza impulsiona o resultado do Ceará

No Estado, o saldo global de empregos chegou a 3.379 novas vagas em outubro, e Fortaleza respondeu por 48,5% desse total — mantendo-se como o município que mais gera empregos no Ceará.

Outros destaques

– 8º lugar entre os Estados que mais geraram empregos no Brasil em outubro;
– 3º lugar no ranking do Nordeste;
– O resultado de Fortaleza foi superior ao de 14 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

O bom desempenho se conecta diretamente às estratégias de fortalecimento do ambiente de negócios, ampliação de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e ações de intermediação de mão de obra conduzidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDE e do Sine Municipal.

“Os resultados de outubro confirmam a vitalidade da economia de Fortaleza e mostram que estamos avançando com segurança. Mais empregos significam mais renda, mais oportunidades e mais famílias com perspectivas reais de futuro. Nosso compromisso é seguir criando condições para que 2026 comece ainda mais forte para quem quer trabalhar e empreender”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antonio José Mota