Fortaleza recebe o Mercado das Indústrias Criativas com maior edição da história

economia nacional política

O Ministério da Cultura (MinC) realiza em Fortaleza, entre os dias 3 e 7 de dezembro, a maior edição já organizada do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), com a região Ibero-América como convidada de honra. A abertura oficial acontece na quarta-feira (3), às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), marcando o início de uma virada criativa que ocupará os principais equipamentos culturais da cidade com rodadas de negócios, formação, mentorias, palestras, showcases, feira, cozinha-show e apresentações artísticas. A programação é gratuita e aberta ao público.

Com 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o MICBR+Ibero-América 2025 registrou um crescimento expressivo: foram 1.541 inscrições, aumento de 62,7% em relação à edição anterior. Ao todo, 15 setores da economia criativa estarão presentes: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Museus e Patrimônio, Música e Teatro.

“A cultura não só alimenta a alma, traz conhecimento, capacidade crítica e felicidade, como também gera emprego, renda e é imprescindível para o desenvolvimento do país. Por isso é necessário e urgente que a dimensão econômica da cultura seja definitivamente incorporada como eixo transversal de políticas públicas, seja por sua extrema relevância no mercado global, seja pelo que representa para o fomento ao próprio setor. É nesse contexto que se apresenta o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, um mega encontro de negócios da cultura, parte central da política pública do Ministério da Cultura e importante mecanismo de incentivo aos setores criativos brasileiros”, explica a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A economia criativa é hoe um pilar do desenvolvimento brasileiro: movimenta cerca de R$ 230 bilhões, emprega 7,8 milhões de pessoas e reúne mais de 130 mil empresas formais, o que representa cerca de 7% da força de trabalho do país. Nesse contexto, o MICBR+Ibero-América se consolida como o maior mercado público do setor no Brasil e uma política estruturante do MinC para ampliar oportunidades, circulação, profissionalização e internacionalização.

A edição 2025 é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.

Corredor cultural em Fortaleza

Em parceria com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, a programação do MICBR+Ibero-América tomará conta dos principais equipamentos culturais da capital cearense. A região que vai do Teatro São José, Centro Dragão do Mar, Hub Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), Centro Cultural Belchior (CCBel), até chegar à Praia de Iracema se transforma em um corredor cultural, totalmente aberto à cidade.

Serão dias de programação intensa, atividades simultâneas e ações que combinam mercado, formação, shows, exposições, feira criativa e experiências abertas ao público. “Um convite direto ao público: venha, circule, descubra e aproveite uma programação potente e totalmente gratuita”, reforça a ministra.

MICBR + Festival Elos

Nesta edição, o MICBR+Ibero-América se une ao Festival Elos, que acontece de 4 a 7 de dezembro, na Praia de Iracema. Uma parceria que amplia o alcance das atividades, diversifica públicos e fortalece as conexões profissionais.

O Elos é um festival que mistura música, esporte e economia criativa e tem como marca a pluralidade, a ocupação urbana e a democratização do acesso à cultura. O evento atua como uma plataforma de visibilidade para empreendedores criativos e esta união com o MICBR+Ibero-América é estratégica, uma vez que junta agentes de mercado com agentes de criação, combinando música, formação, negócios e intercâmbio.

A parceria ocorre em duas frentes: Elos Acelera e shows. O primeiro é uma plataforma de incentivo à música produzida no Ceará, resultando na seleção de 30 artistas que participaram de formações na área da indústria musical, rodadas de negócios com programadores nacionais e internacionais e apresentações de showcases. O Elos Acelera foi realizado no Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). O espaço também sediará parte dos showcases, nos dias 4 e 5 de dezembro. A programação se completa com os shows que ocorrem nos dias 6 e 7 de dezembro, em outros dois palcos.

O programa Fortaleza Cidade Criativa do Design – Unesco, gerido pela Secultfor em parceria com o ICI, também ganha destaque durante o Festival Elos com a abertura de uma loja colaborativa que vai reunir produtos de artistas e designers cearenses. A iniciativa reforça o papel da cidade na promoção da cadeia criativa e no estímulo ao empreendedorismo do setor.

Convidado de honra: a Ibero-América

Nesta edição do MICBR, o convidado de honra será a região Iberoamérica, representada pelos países integrantes do Programa Ibero-americano de Indústrias Criativas (PIICC), iniciativa apresentada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Estarão presentes delegações de compradores e vendedores culturais e autoridades de diversos países. A intenção é estreitar os laços de cooperação, integração e fortalecimento das indústrias criativas, pilares estratégicos para o desenvolvimento compartilhado entre as nações.

Na região Ibero-América, a economia criativa representa entre 1,4% e 3,2% do PIB, de acordo com dados da OEI. O PIIC busca ser um polo de cooperação cultural na Ibero-América, onde se estabelecem mecanismos para a promoção da cultura como estratégia de desenvolvimento sustentável em diferentes âmbitos, incluindo a geração de dados e indicadores culturais, estudos de avaliação e difusão de boas práticas de políticas públicas no setor, plataformas de intercâmbio de conhecimentos e promoção da mobilidade de artistas e criadores entre os países-membros da OEI.

Impacto da edição anterior (Belém, 2023)

–       2.500 rodadas de negócios

–       R$ 70 milhões em expectativa de negócios posteriores

–       8 mil participantes

–       260 empreendedores selecionados, de 102 cidades

–       Participação internacional de 17 países

–       94 atividades formativas, 24 showcases, 6 cozinhas-show, 1 feira

 

Serviço:

Mercado das Indústrias Criativas do Brasil+Ibero-América 2025 (MICBR+Ibero-América)

Data: 3 a 7 de dezembro de 2025 em Fortaleza-CE

Abertura oficial: 3/12, às 19h

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Realização: Ministério da Cultura (MinC)

Correalização: Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor

Parceria: Festival Elos

 

PROGRAMAÇÃO:

03 de dezembro – Abertura

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

15h — Início das atividades e credenciamento

19h — Abertura oficial do MICBR 2025 (CDMAC)

04 de dezembro – Atividades de Mercado, Atividades Formativas e Showcases

Locais: CDMAC e arredores

09h às 12h — Rodadas de Negócios e networking

09h45 às 12h30 — Painéis de Mercado e Oficinas (distribuídas em diversos espaços)

14h às 17h — Mentorias; Painéis de Mercado; Oficinas gerais; Conversas com Players; Pitching

15h30 às 17h — Showcase de Moda

17h às 18h — Keynotes (Teatro CDMACs)

18h30 às 22h — Showcases multilinguagens (Teatro, no Teatro São José)

17h às 24h — Showcases de Música do Festival Elos (CCBel)

05 de dezembro – Atividades de Mercado, Atividades Formativas e Showcases

Locais: CDMAC e arredores

09h às 12h — Rodadas de Negócios e networking

09h45 às 12h30 — Painéis de Mercado e Oficinas (distribuídas em diversos espaços)

14h às 17h — Mentorias; Painéis de Mercado; Oficinas gerais; Conversas com Players; Pitching

15h30 às 17h — Showcase de Moda

17h às 18h — Keynotes (Teatro CDMACs)

18h30 às 22h — Showcases de Dança e de Hip Hop (Teatro do CDMAC e no Anfiteatro, respectivamente)

17h às 24h — Showcases de Música do Festival Elos (CCBel)

06 de dezembro – Atividades de Mercado, Atividades Formativas, Showcases e Festival Elos

Locais: CDMAC e arredores

09h às 12h — Rodadas de Negócios e networking

09h45 às 12h30 — Painéis de Mercado e Oficinas (distribuídas em diversos espaços)

14h às 17h — Mentorias; Painéis de Mercado; Oficinas gerais; Conversas com Players; Pitching

16h às 19h30 — Showcase de Circo e de Música (Teatro Dragão do Mar) e no CCBel, respectivamente)

19h às 24h — Festival Elos (Praia de Iracema)

07 de dezembro – Atividades Culturais e Festival Elos

Locais: Diversos locais da cidade

09h às 18h — MICBR Indica (Atividades Culturais pela cidade) e Visitas Técnicas específicas

10h às 12h — Lona Aberta – Centro Cultural do BNB

15h às 22h — Festival Elos (Praia de Iracema)