Brasil – advogada cearense, Guiomar Feitosa, é o assunto deste sábado, 29, pelo fim do casamento de 18 anos com Gilmar Mendes, ministro do STF, revelado pela Folha de São Paulo.
Sem dúvidas, Guiomar é a advogada cearense de maior influência nos bastidores do Poder.
Guiomar era presença constante nos bastidores decisórios, anfitriã de jantares que reuniam ministros, governadores, parlamentares e magistrados de todas as instâncias, circulando com uma fluidez rara entre os Três Poderes. Sua atuação discreta, ao mesmo tempo que informal e decisiva, lhe rendeu nos bastidores o apelido de “12ª ministra” do Supremo.
Ao longo desses anos, Guiomar se consolidou como figura de prestígio nos círculos jurídicos e políticos de Brasília. Trabalhou no Ministério da Justiça, atuou como braço-direito do então ministro Marco Aurélio Mello no STF e ocupou a secretaria-geral da Corte durante sua presidência. Mantinha trânsito natural no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em gabinetes diversos – um capital político raro, independentemente do cargo formal que ocupava.
Ceará
Agora com o fim do casamento, de Guiomar Feitosa, figura influente nos círculos jurídicos e políticos de Brasília, o que isso muda na vida do político Chiquinho Feitosa? Chiquinho sempre é lembrado pelo bom trânsito com seu cunhado Gilmar Mendes, ministro do STF.
Como isso reflete na composição e julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará?
Quer saber mais sobre os bastidores do Poder?
Relevância jornalística é no Poder 85.
