Alece realiza roda de conversa com empreendedoras do Passaré nesta segunda

nacional

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realiza, nesta segunda-feira (1º/12), às 14h, roda de conversa com a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), localizada no bairro Passaré.

A atividade integra os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha mundial que destaca a urgência do enfrentamento às violências e do fortalecimento da autonomia feminina.

“Quando fortalecemos mulheres empreendedoras, fortalecemos famílias e comunidades inteiras. Autonomia econômica é proteção, é liberdade, é vida sem violência”, afirma a procuradora da PEM, deputada Juliana Lucena (PT).

Para a coordenadora da PEM, Karísia Mara, a troca de informações e experiências promove empoderamento real. “Criamos redes que acolhem e orientam. Mulheres que apoiam mulheres constroem caminhos mais seguros e potentes”, afirma.

A PEM também preparou uma programação estratégica para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com ações que fortalecem a rede de proteção, ampliam a conscientização da sociedade e garantem que os direitos das mulheres sejam prioridade nas políticas públicas.

A agenda é focada em três eixos essenciais: Acolhimento e atendimento especializado, com atividades que reforçam o apoio e a orientação às vítimas, atualizam o fluxo de atendimento e fortalecem o trabalho conjunto com órgãos de segurança, saúde e justiça; Formação e capacitação, com palestras e rodas de conversa aproximam profissionais e população dos temas que mais impactam a vida das mulheres, como violência política de gênero, violência doméstica e os mecanismos legais de proteção; e mobilização social e institucional, com campanhas de mídia e ações em locais de grande circulação convidam toda a sociedade a reconhecer sinais de violência, denunciar e apoiar quem precisa. O objetivo é transformar a cultura que ainda tolera agressões contra mulheres.

A Procuradoria reforça que eliminar a violência é um compromisso contínuo e coletivo. Os 21 dias de ativismo representam um chamado para que o poder público e a população ajam juntos na construção de um Ceará onde as mulheres possam viver com liberdade e respeito.
SERVIÇO – Roda de conversa com a Associação de Mulheres Empreendedoras 
Quando: segunda-feira, 1º de dezembro de 2025
Horário: 14h
Local: Rua das Aroeiras, 940, bairro Passaré, Fortaleza/CE