A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Sala do Empreendedor, reúne 40 expositoras na Feira de Mulheres Empreendedoras, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Aberta ao público, a feira ocorre no hall de entrada do Anexo III, das 8h às 14h e promove exposição e venda do trabalho de mulheres que movimentam a economia criativa do Estado.
A realização da feira marca o encerramento da programação especial alusiva ao Mês do Empreendedorismo Feminino. Durante o mês de novembro, foram oferecidas visitas institucionais e capacitações estratégicas voltadas à qualificação técnica, e ao fortalecimento da rede de apoio e ao incentivo ao empreendedorismo feminino.
Segundo Lucas Aquino, coordenador da Sala do Empreendedor da Alece, a importância da feira reside em oferecer um espaço físico para as empreendedoras venderem e exporem seus trabalhos (artesanato, perfumaria, confecção, bijuteria), complementando as ações de capacitação realizadas durante novembro. “Apesar das mulheres abrirem 50% dos negócios no Ceará, elas enfrentam barreiras como menor faturamento e menor acesso a crédito em comparação com os homens”, pontua o coordenador.
A empreendedora Juliana Medeiros, representante da marca Carla Pinheiro Biju, destaca a relevância de participar do evento. “Para nossa loja, está sendo uma honra estar neste evento da Alece, que capacita mulheres e mostra como nós podemos ocupar outros espaços, principalmente a Casa do Povo”,.
Ainda sobre a capacitação realizada durante a programação especial desenvolvida pela Sala do Empreendedor da Alece, a expositora Alana Capello, que comercializa doces e biscoitos, conta que já participou de outras iniciativas desta e que tem obtido bons aprendizados. “Aprendo a obter lucros, a atrair mais clientes e como colocar em prática tudo aquilo que aprendo com os consultores”, afirma.
Já Edna Carla, expositora de adereços e bijuterias declarou que o empreendedorismo a salvou de uma dor pessoal, após perder o filho e elogiou a iniciativa de capacitação, pois a partir dela foi possível tornar esse escape uma alternativa profissional. “Foi muito bom participar desse aprendizado e estar aqui como uma mulher empreendedora, que pode viver sua vida sozinha e independente”, celebra Edna.
Além das expositoras individuais, a feira conta com a participação de coletivos e associações de impacto social, entre eles: Casa de Xicas; Associação das Mulheres Empreendedoras (AME); Toque de Vida; Giro Social; Centro Socorro Abreu; Feito Por Mulher; Mães da Periferia.
A Feira de Mulheres Empreendedoras segue aberta ao público até a quinta-feira (04/12), das 8h às 14h, com o comércio de produtos que incluem gastronomia, perfumaria, moda, confecção e artesanato regional.
SERVIÇO
Feira de Mulheres Empreendedoras – Encerramento do Mês do Empreendedorismo Feminino
Data: 2 a 4 de dezembro (terça a quinta-feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Hall de entrada do Anexo III, Alece
