Prefeito Evandro Leitão reúne diretores de hospitais numa avaliação de gestão

política

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, participou, nesta quinta-feira (4/12), de reunião de avaliação de metas com diretores dos 11 hospitais da rede municipal, incluindo a Santa Casa de Misericórdia Fortaleza (que é temporariamente administrada pela Prefeitura por intervenção).

No encontro, mediado pela secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, os gestores apresentaram os resultados de cada unidade, as dificuldades e sugestões de melhorias nos processos para elevar a quantidade e a qualidade dos atendimentos pelo SUS.

“Já visitei todos os 11 hospitais da nossa rede, onde pude constatar que, mesmo com avanços, ainda há pontos de melhorias. Estamos reformando sete unidades, garantindo insumos, mas enxergamos o gargalo em disponibilidade de profissionais e na parte de manutenção de estruturas e equipamentos. Este primeiro ano de gestão foi marcado por muitas dívidas que precisavam ser pagas, mas em 2026 teremos mais capacidade de investimento para dar o salto de qualidade que a população fortalezense merece”, explicou Evandro.

Balanço

Entre os indicadores apresentados pelos diretores e diretores dos hospitais, a elevação da quantidade de exames (ressonância, tomografia) e de cirurgias foi o destaque.

A quantidade de pessoas internadas e o tempo médio de internação mantiveram-se altos e receberão atenção ainda maior em 2026.

“Para fazer as reformas, temos que remodelar leitos em grandes hospitais, como o IJF, o Hospital da Mulher, Santa Casa, e isso gera um impacto nos fluxos das internações, mas estamos planejando medidas para gerar mais capacidade de internações e mais celeridade na desospitalização dos pacientes. Uma sequência de mutirões de exames e cirurgias é uma dessas medidas, que já estamos tomando ainda neste ano. Temos perspectivas bem positivas para que 2026 a população sinta a melhoria na qualidade dos nosso hospitais”, destacou a secretária da Saúde.

Ao fim da reunião, o prefeito elencou mudanças administrativas e também novas obras e para toda a rede hospitalar. “Eu não vou me aquietar enquanto a gente não ofertar uma Saúde de qualidade para a nossa população. Eu tenho visitado todos os hospitais, UPAs, vou visitar todos os postos de saúde e seguirei indo nas unidades para enxergar os avanços e também cobrar o que precisa ser melhorado”, finalizou Evandro.