A Prefeitura de Fortaleza reinaugurou, nesta quarta-feira (3/12), o Anfiteatro do Cuca Pici requalificado. O evento foi marcado pelo o lançamento do projeto Cuca Cuida, iniciativa que integra ações da Secretaria da Juventude (Sejuv) e da Coordenadoria da Primeira Infância (Cespi). A iniciativa reuniu jovens, crianças e famílias em uma tarde de programação especial voltada ao cuidado, à convivência e ao desenvolvimento infantil.
O secretário da Juventude, Júlio Brizzi, destacou a importância do anfiteatro para a promoção da cultura, do lazer e da convivência comunitária. “Encontramos o espaço sem energia e com a estrutura deteriorada, mas, com o apoio da Regional 11 e o trabalho integrado da rede Cuca, realizamos uma reforma completa, garantindo acessibilidade, segurança e condições adequadas para receber programação cultural, esportiva e comunitária. Nosso objetivo é que o anfiteatro seja um espaço vivo, de pertencimento, que fortaleça a convivência e o protagonismo dos jovens, como já acontece nas demais unidades da Rede Cuca”, afirmou o secretário.
Segundo Brizzi, o projeto Cuca Cuida, lançado no mesmo evento, surge como mais uma forma de integração entre a juventude e outras faixas etárias, especialmente a primeira infância. “O projeto Cuca Cuida é uma parceria importante com a Coordenadoria da Primeira Infância, porque amplia o olhar da rede Cuca para as famílias, crianças e cuidadores. Essa união entre Juventude e Primeira Infância mostra que o Cuca é mais do que um equipamento, é um meio de transformar vidas e gerar novas oportunidades para toda a comunidade”, ressaltou.
O coordenador do Cuca Pici, Sidrônio Ferreira, explica que a reabertura do anfiteatro é uma demanda antiga da comunidade. “Durante anos, o equipamento ficou sem condições de uso, e hoje retomamos sua vocação original, ser um ambiente vivo, aberto para apresentações, ensaios e encontros que fortaleçam a juventude do Pici e dos bairros vizinhos.”
Com a reforma, o equipamento passa a oferecer uma estrutura adequada, com arquibancadas, palco e área para práticas esportivas, que deve beneficiar grupos de dança, bandas, coletivos culturais e a comunidade em geral. “É mais um espaço de convivência, esporte, cultura e lazer que reafirma o sentimento de pertencimento e amplia as oportunidades para nossos jovens”, disse.
A estudante Ana Luisa Damião, de 17 anos, mora perto do Cuca e participa das atividades do equipamento. Para ela, o Anfiteatro reformado traz renovação para a comunidade. “Aqui estava destruído, e não tinha tanto evento, não tinha programação. Agora tá top, e é muito bom porque vai ter coisas pra comunidade, pra gente de todas as idades. Agora tem algo pra ocupar a mente, dançar, já é algo melhor pra gente. Eu amei essa mudança”, destacou.
A reinauguração contou com as atrações como o Grupo de Dança Flor do Amanhã, o Coral Phylos, a banda Dantas Garage, apresentação de jovens skatistas, aula de zumba, números de circo e teatro, além do grupo de K-pop Stray Kids (cover) e do coletivo Jazz Moviment.
Cuca Cuida
O lançamento do programa Infância Viva + Cuca Cuida marca mais um passo no fortalecimento da parceria entre Juventude e Primeira Infância. A iniciativa amplia espaços de encontro, valoriza vínculos afetivos e promove relações respeitosas entre diferentes gerações, aproximando jovens das crianças e de seus cuidadores por meio de atividades lúdicas, culturais e educativas.
De acordo com a psicóloga Camila Machado, técnica da Coordenadoria da Primeira Infância e palestrante do evento, o Cuca Cuida reforça a ideia de que a primeira infância pode e deve ocupar diferentes espaços da cidade.
“Ao aproximar jovens, crianças e famílias, promovemos vínculos afetivos e fortalecemos práticas de cuidado e desenvolvimento infantil. A integração entre saúde, educação e assistência é essencial para garantir um atendimento completo às crianças. Quando unimos serviços e atividades lúdicas em um mesmo ambiente, ampliamos o acesso das famílias e contribuímos para o crescimento saudável na primeira infância.”
A primeira edição do projeto contou com apresentações artísticas, oficinas, oferta de serviços e ações de incentivo a vivências compartilhadas. A programação também incluiu ações do Infância Viva na Praça, com disponibilização de serviços essenciais para a comunidade. Foram ofertados emissão da Carteirinha Ciptea, Passe Livre da Criança, Registro Civil de Nascimento pelo programa Sim, eu Existo, vacinação, atividades educativas com a AMC, além de serviços de saúde e atividades de lazer.
Responsáveis e cuidadores de crianças puderan assistir sessões de palestra conduzidas pela psicóloga Camila Machado de Aquino, com foco em parentalidade positiva, fortalecimento dos vínculos familiares, desenvolvimento socioemocional e práticas de cuidado na primeira infância.
Durante toda a tarde, crianças e jovens também tiveram acesso a oficinas de artes manuais, contação de histórias, atividades do programa Leitura na Praça, apresentações culturais, ações de educação ambiental e espaços de brincar livre.
Com a reabertura do anfiteatro e o lançamento do Cuca Cuida, a Prefeitura reforça o compromisso com políticas integradas para a juventude, além de promover o desenvolvimento desde a primeira infância, e contribuir para o bem-estar, trabalhar pela inclusão e proporcionar oportunidades de convivência para toda a comunidade do Grande Pici.
