O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou, durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (04/12), a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Ceará, classificando o dia como histórico para o Estado e para o País.
O parlamentar apontou que a visita do presidente contou com anúncios de ações e iniciativas relevantes, entre elas, a assinatura e entrega da Carteira Nacional dos Docentes do Brasil. “Foi um momento de resgate secular na valorização dos profissionais da educação, além de um reconhecimento concreto aos professores brasileiros”, assinalou.
O documento de identificação profissional é gratuito e válido em todo o território nacional. Segundo o presidente da Casa, foi instituído por lei federal, proposta pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e sancionada em setembro deste ano pelo presidente Lula.
Já no campo da inovação e do desenvolvimento econômico, Romeu Aldigueri ressaltou o anúncio da instalação do data center do TikTok no Complexo do Pecém. O deputado explicou que o empreendimento teve investimento de R$ 200 bilhões e conta com um projeto 100% alinhado com o desenvolvimento sustentável. “Além do grande investimento tecnológico, geração de emprego e renda para o Estado, a água desse equipamento será de reúso 100% e em ciclo fechado”, disse.
O presidente da Alece destacou ainda a assinatura para a terceira etapa de obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará e a cerimônia que marcou o início da produção de veículos elétricos da General Motors no Polo Automotivo do Ceará.
“Parabéns por todos esses avanços, que também são frutos de trabalho árduo do Governo do Estado. Parabéns ao governador Elmano de Freitas, que é um grande batalhador e está sempre realizando grandes investimentos no Ceará. O nosso Estado cresce mais que o Brasil, batemos recordes de carteira assinada e contamos com o menor índice de desemprego da história. São projetos e avanços na educação, saúde e demais áreas que fazem do Ceará um diferencial”, comemorou.
