Procuradoria da Mulher da Alece mobiliza torcedores no Castelão contra a violência de gênero

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em mais uma ação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), realizou, na quarta-feira (03/12), a ação “Cartão Vermelho pelo Fim da Violência contra a Mulher” na Arena Castelão, durante partida entre Fortaleza e Corinthians.

O objetivo da ação é reforçar a mobilização dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres”, promovida pelo Ministério das Mulheres, em articulação com secretarias estaduais e órgãos de políticas para as mulheres em todo o País. Na ocasião, foram realizadas intervenções simbólicas e educativas de enfrentamento à violência de gênero com os torcedores.

Durante o jogo, os telões exibiram a mensagem “Violência contra a mulher não é jogo. Peça ajuda!”, acompanhada do número do Zap Delas (85 98140-7547), canal de acolhimento da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, com exibição acessível em legendas. A programação incluiu ainda um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de feminicídio e a já tradicional ação “Cartão Vermelho à Violência”, em que atletas, ainda em campo, erguem cartões vermelhos em direção às câmeras e à torcida como sinal coletivo de repúdio.

A deputada Juliana Lucena (PT), titular da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, enfatizou a importância de ocupar espaços majoritariamente masculinos, como estádios de futebol. “O futebol é um dos espaços de visibilidade e mobilização social do nosso Estado e é predominantemente ocupado por homens. Mas não só. Temos aqui mulheres, crianças, famílias. Essa mensagem tem que chegar aonde o povo está e o futebol é um grande aliado nessa mobilização”, destacou a deputada.

As deputadas Emilia Pessoa (PSDB) e Luana Régia (Cidadania) também foram prestigiar a programação e pontuaram a importância de a iniciativa estar sendo televisionada com transmissão nacional. Emilia Pessoa ressaltou os avanços de políticas no combate à violência. “Novos instrumentos foram criados para provocar essa defesa. A Procuradoria da Mulher tem atuado na Alece com firmeza, com altivez, trazendo de certa forma um maior empoderamento da mulher no nosso Estado”, defendeu.

Já Luana Régia exaltou a ação. “É de extrema importância estar levando essa mensagem de paz e de solidariedade para famílias e mulheres. O Ceará vai pegar essa luta para si e nós vamos vencer esse combate à violência contra a mulher”, disse.

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, parabenizou a Alece pela ação e defendeu direitos iguais entre homens e mulheres. “As coisas estão mudando. Nós, mulheres, estamos chamando atenção àquele machismo estrutural de outrora, para que, na realidade, nós possamos lutar pela equidade de gênero”, ressaltou.

Quem também participou da atividade foi a vereadora de Fortaleza, Professora Adriana Almeida (PT), procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Adriana frisou a relevância da campanha dos 21 dias de ativismo no contexto da programação e a parceria entre a Alece e a CMFor nestas ações. “A Câmara Municipal de Fortaleza, através da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, se soma à Procuradoria Especial da Alece e estamos juntos fazendo esse trabalho de conscientização, pois conscientizar também é se proteger”, salientou.

A ação “Cartão Vermelho pelo Fim da Violência contra a Mulher” irá acontecer no estádio cearense em mais uma partida do Campeonato Brasileiro, que irá ocorrer no dia 7 de dezembro, às 16 horas, no jogo entre Ceará e Palmeiras.