A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, nesta segunda-feira (08/12), uma sessão solene para celebrar os 30 anos de atuação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O evento foi realizado no Plenário 13 de Maio, em atendimento a um requerimento conjunto apresentado pelos deputados Stuart Castro (Avante), De Assis Diniz (PT) e Fernando Hugo (PSD).
Em seu pronunciamento, o deputado Stuart Castro enalteceu as qualidades de cada um dos homenageados por suas contribuições à Ciopaer e também ao Estado. Ele destacou que a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas é um símbolo de coragem, de entrega e de amor ao Ceará, com um trabalho realizado que demonstra resiliência, força e coração.
O parlamentar informou que, hoje, a coordenadoria opera com nove helicópteros e um avião, fazendo cerca de 2.000 horas de voo por ano. “Cada minuto no ar significa uma vida salva, um crime evitado, uma esperança renovada”, destacou.
O trabalho das equipes de solo foi reconhecido por Stuart Castro, que também lembrou os profissionais que morreram em serviço. “Aqui, nesta Casa, registro meu respeito, minha oração, minha gratidão eterna a suas famílias. Eles não morreram, eles pousaram em outro hangar”, pontuou.
O parlamentar defendeu ainda a criação de uma sede definitiva para a Ciopaer e explicou que já entregou um projeto à Casa Civil propondo a nova sede e que continuará se empenhando para que isso se torne realidade. “A nova sede representa dignidade, autonomia, futuro e respeito aos profissionais. Não é luxo, é necessidade operacional”, declarou.
Em nome dos homenageados, o coordenador da Ciopaer, coronel Marcos Vinicius Costa Saraiva, ressaltou seus agradecimentos àqueles que deram início à ideia de criar a Ciopaer e que persistiram para que se tornasse realidade. Ele destacou que, no início, havia apenas um helicóptero considerado rústico, com navegação primária, e uma equipe de 20 policiais que começaram a colocar essa ideia em prática. Mas hoje a realidade é outra.
O coronel frisou que, nessas três décadas, a Ciopaer se desenvolveu e cresceu. “Esse crescimento foi acontecendo ao longo desses 30 anos, de uma frota de um helicóptero quase inadequado para a missão, para a maior frota do Norte-Nordeste, a quarta maior do País e a maior do País na área da segurança pública”, explicou.
Conforme coronel Marcos Vinicius Costa Saraiva, durante este tempo, “muitas missões foram cumpridas. São horas voadas em prol da sociedade, em prol da vida, de apoiar um policial e tantas outras missões que as pessoas desconhecem, como combates a incêndios e transporte de órgãos. Obrigado a todos que compõem a Ciopaer, obrigado a todos que fizeram história nesses 30 anos e àqueles que continuarão fazendo essa história ao longo de muitas décadas para proteger e salvar”, agradeceu.
O secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sérgio Pereira dos Santos, ressaltou que o investimento para compra e manutenção das aeronaves demonstra que há empenho em investir na segurança. Ele declarou ainda que o retorno para a população é o mais importante desse investimento, com salvamento de vidas, apoio na segurança pública, transporte de órgão, entre outras ações. “O benefício supera mil vezes o custo de cada aeronave”, pontuou.
Sérgio Pereira destacou a contribuição dos trabalhadores da coordenadoria e acrescentou que cada profissional é importante para o êxito das missões, desde a manutenção do local da sede até os cargos mais graduados.
Durante a solenidade, foram homenageados: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesário de Sá; o secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos; o secretário Executivo de Planejamento de Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales; o secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias Chaves; o piloto e chefe do setor de Segurança de Voo da Ciopaer, tenente-coronel PM Israel Cleriston Martins de Oliveira; o inspetor de manutenção aeronáutica da Ciopaer, o primeiro-tenente da Polícia Militar Burton Deyves de Araújo; operador aerostático da Ciopaer, cabo do Corpo de Bombeiros Militar Francisco Rafael Alves Cavalcante; o técnico de apoio solo da Ciopaer, primeiro-sargento da Polícia Militar Cícero Benjamim Gonçalves; o médico do serviço aeromédico da Ciopaer Antônio Emílio Guilhon Lobo; o enfermeiro do serviço aeromédico da Ciopaer José Ubiratan Coelho Neto; o presidente do Clube de Aviação Desportiva, José Americano de Brito; o suboficial das Forças Aéreas de Fortaleza e controlador de voo aposentado, Antônio de Sousa Filho.
Também participaram da sessão solene o comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa; o superintendente do Samu, Francisco Nilson Maciel Mendonça Filho; o representante da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, chefe de gabinete Delano Moreno.
