Crianças internadas em ala pediátrica do IJF participam de atividades de Natal

política

Com o objetivo de trazer mais humanização e cuidado durante o período de internação de crianças no Instituto Dr. José Frota (IJF), o Núcleo de Psicologia do hospital realizou, na tarde da última segunda-feira (08/12), uma programação especial de Natal para crianças internadas na Unidade 24 da ala da Pediatria do IJF. A ação contou com a parceria de estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Ao todo, a programação contemplou mais de 20 crianças e seus familiares, com produção de cartões artesanais, pintura, montagem de árvore de Natal, além de brincadeiras e distribuição de mimos e lanches.

De acordo com Luana Leão, chefe do Núcleo de Psicologia do IJF, a iniciativa teve como objetivo trazer mais alegria, acolhimento e reduzir o estresse e ansiedade, que muitas vezes permeia os pequenos durante o ciclo de internação. “É muito importante promover atividades lúdicas e de socialização durante esse período. A programação envolveu não apenas os pequenos, mas os familiares também e profissionais de saúde, que se empenham diariamente para a recuperação dos pacientes. Atividades como essa trazem bem-estar e mostram que o hospital possibilita um espaço de cuidado integral”, explica.

Acompanhando o filho Francisco Alan, de 7 anos, internado desde a última sexta-feira (5) após sofrer um corte no dedo ao subir em uma placa para pegar um brinquedo, Jeciane Moreira, 23, celebrou a ação natalina realizada no hospital. “Esse momento trouxe leveza e diversão não apenas para ele, mas para todas as crianças internadas. É muito importante porque, em muitos momentos, os filhos ficam entediados de estarem aqui e a ação trouxe o resgate desse clima que ele tanto gosta”, relata a mãe, que complementa que o filho já passou por cirurgia e está aguardando a plena recuperação para ter alta. “Agora é torcer para que a gente possa passar o Natal em casa”, finalizou.