IJF celebra 89 anos com ampliação e melhoria de serviços para a população de Fortaleza

política

O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento de nível terciário da Prefeitura de Fortaleza, chega aos 89 anos neste 13 de dezembro reafirmando o propósito que o tornou referência no Nordeste: oferecer assistência especializada e humanizada com foco em traumas de alta complexidade. Em 2025, o hospital passou a receber grandes investimentos municipais, estaduais e federais que têm permitido avanços expressivos, como a realização de 13.307 cirurgias em 11 meses, um crescimento de 15% em relação a todo o ano de 2024.

Por meio dos programas FORtaleCE, em parceria com o Governo do Estado, e Saúde que Cuida que integra o Fortaleza Inclusiva, o equipamento ampliou também a oferta de exames para toda a rede municipal de saúde. Em 2025, o hospital já realizou 134.616 mil exames, quase 9 mil exames a mais que em 2024. Um dos maiores crescimentos foi na ressonância magnética, com mais de mil procedimentos por mês e crescimento de 141% em relação ao ano anterior.

O número de tomografias também foi ampliado, somando agora mais de 7 mil exames/mês. Em outra frente de trabalho, o serviço de hemodinâmica também foi ampliado, passando a cerca de 150 procedimentos mensais. Por meio de técnica minimamente invasiva, a tecnologia auxilia na assistência às vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e hemorragias e possibilita o diagnóstico preciso e tratamento de doenças.

“Em janeiro deste ano, nós pegamos o IJF completamente desabastecido, sem medicamento, sem alimentação para pacientes e acompanhantes, uma situação caótica. Com o apoio do Governo Estadual e Federal, nós demos início à reestruturação da unidade, assim como temos reestruturado toda a saúde de Fortaleza. Ver os avanços que o IJF tem alcançado nos dá ânimo para seguir lutando para melhorar ainda mais os serviços ofertados à população. Aproveito para parabenizar a todos os que fazem o IJF pelo trabalho de excelência que desempenham no hospital”, declarou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Mais leitos e profissionais

Em relação à infraestrutura, a Prefeitura de Fortaleza também entregou a requalificação de 99 leitos de enfermaria, nas unidades 12, 19 e 20, que acolhem pacientes com traumatismo cranioencefálico conservador (TCE), fraturas graves e pacientes eletivos de cirurgia geral. O IJF também ampliou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saindo de 60 para 90, fortalecendo a capacidade de atendimento.

Para reforçar as equipes de saúde e a qualidade do cuidado, a atual gestão empossou 125 profissionais para o IJF, de categorias como médicos (clínico e intensivista), cirurgião de mão, enfermeiros, fonoaudiólogos e técnico de imobilização ortopédica. Além disso, o prefeito Evandro Leitão enviou à Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei Complementar nº 0043/2025 para a criação de 76 cargos de provimento efetivo, que passaram a integrar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do equipamento municipal.

Empenhada em garantir a segurança e o bem-estar de pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam diariamente no maior hospital de emergência da capital, o IJF ampliou o número de câmeras de videomonitoramento, de 186 para 338 câmeras, além do reforço da presença da Guarda Municipal com maior número de agentes em regime permanente e implantação de detectores de metal manual nos acessos à unidade.

“O IJF é uma referência na assistência à saúde, não apenas na Capital, mas também no Ceará e Nordeste. Mensalmente, atendemos na emergência do hospital mais de 5 mil pessoas e isso demonstra a nossa capacidade assistencial no que se refere a traumas de alta complexidade. No ano em que o ‘Frotão’ celebra seus 89 anos, o hospital vivencia um período de grandes avanços. Aumentamos a produtividade de cirurgias, exames e reativamos serviços que estavam sendo subutilizados, como a hemodinâmica e o de reimplante de membros de microcirurgia reconstrutiva. E esses resultados são possíveis pelo esforço coletivo, pela equipe assistencial de saúde e a vontade de seguirmos avançando”, complementa o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), João Gilberto Macêdo.