Fortaleza amplia serviços de Saúde com foco na atenção primária e redução de filas de exames

política

O Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destacou neste sábado (13/12), a significativa melhoria na infraestrutura e nos serviços de saúde do município, resultado de uma parceria estratégica entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Em uma coletiva, o prefeito detalhou as ações que visam resgatar e fortalecer a rede de atenção, especialmente a primária e hospitalar. A fala do prefeito Evandro Leitão foi por ocasião da presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará Elmano de Freitas, no lançamento da 3ª edição do Dia E, do mutirão das cirurgias.

​Fortalecimento da Atenção Primária

​Leitão enfatizou que, ao assumir a gestão, 171 equipamentos de saúde estavam em condições “extremamente precárias”. A resposta da gestão municipal focou na reestruturação da atenção primária, com a aquisição de equipamentos essenciais.

Eletrocardiograma (ECG): O prefeito revelou que havia mais de 300 pacientes aguardando a realização de um ECG. Para resolver o déficit, todos os 134 postos de saúde foram equipados com aparelhos de eletrocardiograma.

Aumento da Capacidade e Redução de Filas

​Um dos maiores desafios enfrentados pela gestão era a extensa fila para a realização de mamografias, um exame vital para a detecção precoce do câncer de mama.

​Mamografia: O número de mamógrafos em Fortaleza foi ampliado de 7 para 13. Essa ampliação resultou em uma redução da fila de espera, que antes era de aproximadamente 50.000 pessoas e, em apenas três meses, caiu para 27.000.

​Ampliação Hospitalar

​A rede hospitalar também recebeu investimentos significativos em ampliação e reforma:

Hospital Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará): O hospital está em processo de entrega de uma nova estrutura, com a capacidade de leitos aumentando de 60 para 144, incluindo 10 leitos de UTI e um novo centro de imagem.

Instituto Dr. José Frota (IJF): Em menos de um ano, foram entregues 120 leitos adicionais, entre UTIs e enfermarias, através de reformas e ampliações no instituto.

​Santa Casa de Misericórdia: Ao assumir a gestão da Santa Casa em julho, havia apenas 80 leitos ativos. A previsão é que até o dia 31 de dezembro, a capacidade seja expandida para cerca de 210 leitos dos 274 totais da unidade.

​O Prefeito Evandro Leitão concluiu reafirmando o compromisso de continuar trabalhando para que os serviços de saúde de Fortaleza sejam cada vez mais acessíveis e de qualidade para a população.