Mutirão Nacional de Cirurgias segue até este domingo com previsão de 560 atendimentos em Fortaleza

política

“Sem o plano de reestruturação do hospital, que não realizava cirurgias e não dispunha de leitos para internação de pacientes, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza não estaria participando deste grande mutirão nacional”. A afirmação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos, realizada neste sábado (12/12), na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.

O ministro destacou que o mutirão, coordenado pelo MS, por meio do programa Agora Tem Especialistas, representa uma resposta concreta para reduzir as filas de espera e ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas. Segundo Padilha, a iniciativa fortalece a rede filantrópica e integra, de forma inédita, Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais em todos os estados do país.

Para o prefeito Evandro Leitão, a articulação entre os entes federativos é decisiva para garantir atendimento digno à população. “A redução das filas por cirurgias, consultas e exames é resultado de uma articulação institucional forte, que coloca a saúde como prioridade. Fortaleza avança porque há parceria e investimentos contínuos na rede municipal”, afirmou o prefeito, ao lembrar ações como a recuperação do Instituto Dr. José Frota (IJF) e a reestruturação da Santa Casa.

A ação contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, além das secretárias da Saúde do Estado, Tânia Coelho, e do município, Riane Azevedo.

Mutirão

O mutirão segue até este domingo (13/12), em hospitais filantrópicos de todo o Brasil. Na capital cearense, dois hospitais da Rede Municipal de Saúde participam da ação: a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e o Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social. A previsão é realizar cerca de 560 atendimentos, entre cirurgias, procedimentos, exames e consultas especializadas, todos gratuitos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, sob administração da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde julho deste ano, estão programados atendimentos para 300 pacientes. São realizados procedimentos oftalmológicos, urológicos, dermatológicos, oncológicos e cirurgias gerais, além de exames e consultas.

Já o Instituto Práxis atende 260 pacientes regulados pela Rede Municipal de Saúde, no Hospital Fernandes Távora, com prioridade para cirurgias de catarata e procedimentos cardiológicos.

O Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos é o maior já realizado pelo SUS. Neste fim de semana, 188 hospitais participam da ação em todo o país, com a realização de cerca de 11.500 cirurgias, dentro de um total de 61.600 procedimentos ofertados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Desde que passou à gestão da Prefeitura de Fortaleza, em julho de 2025, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza passa por um processo acelerado de reestruturação. Já estão reabertos 220 leitos, o centro cirúrgico foi reformado e um novo Centro de Imagem está em funcionamento, com tomografia, radiografia, mamografia e outros exames.

Todos os atendimentos são gratuitos e custeados pelo SUS, garantindo acesso integral aos pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde.