Evandro envia projeto para ampliar Passe Livre para guardas municipais, servidores da Defesa Civil e agentes de segurança institucionais

política

O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira, projeto que determina gratuidade nos transportes coletivos da Capital para guardas municipais, servidores da Defesa Civil e agentes de segurança institucionais. A mensagem segue para apreciação dos vereadores.

Ao anunciar a proposta, o prefeito a definiu como uma medida justa para as forças de segurança da cidade, e também como uma ação que beneficia a população em geral ao contribuir para o aumento da quantidade de agentes circulando nos transportes públicos.

“Enviei para a Câmara dos Vereadores a mensagem que propõe gratuidade nos transportes coletivos da Capital para guardas municipais, servidores da Defesa Civil e Agentes de Segurança Institucionais, independente de estarem fardados ou não, desde que portem a carteirinha funcional. É mais um gesto de valorização para nossas guerreiras e guerreiros da Guarda Municipal de Fortaleza”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Ao receber a proposta de lei, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto, definiu a iniciativa como um indicativo da priorização da segurança pública por parte da gestão municipal.

“O envio dessa mensagem pelo prefeito Evandro Leitão representa uma correção de uma injustiça histórica. As forças de segurança do Estado já contavam com esse benefício, e agora a Guarda Municipal, a Defesa Civil e os agentes de segurança institucionais passam a ter esse reconhecimento. É uma demonstração do compromisso com a valorização dos servidores e com a segurança da população. A Câmara Municipal dará toda a celeridade para a apreciação e aprovação do projeto”, ressaltou Leo Couto.

O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Márcio Oliveira, também destacou a importância da medida, reforçando que ela se soma a diversas ações de valorização das forças de segurança municipais, entre as quais a entrega da nova sede da Guarda Municipal de Fortaleza, a nomeação de novos guardas concursados e a criação da Coordenadoria de Prevenção e Guarda Comunitária.

“A Guarda Municipal, a Defesa Civil e os agentes de segurança institucionais passam a ter um benefício que valoriza o efetivo, fortalece a motivação e contribui diretamente para uma atuação ainda mais proativa e eficiente nas ruas. Quem ganha com isso é a população de Fortaleza, que passa a contar com profissionais mais valorizados e com melhores condições de trabalho”, destacou Márcio Oliveira.