Começou a grande festa de toda a cidade. Nesta terça-feira (30/12), o primeiro dia do Réveillon de Fortaleza 2026 movimentou a capital cearense com apresentações simultâneas em três diferentes pontos. Milhares de pessoas acompanharam shows de artistas nacionais e locais no Aterro da Praia de Iracema, no Polo Messejana e no Polo Conjunto Ceará, vivendo uma festa descentralizada e acessível para fortalezenses e turistas. A programação segue pelo dia 31, com a tradicional festa da virada no Aterro.
Durante a noite, o prefeito Evandro Leitão percorreu os três territórios da festa. No Polo Conjunto Ceará, o primeiro visitado, ele destacou os benefícios da política de descentralização.
“Com a descentralização, a gente reconhece e valoriza todos os bairros da nossa cidade. Trazer o Réveillon para locais como o Conjunto Ceará e a Messejana, além do Aterro, é possibilitar que as pessoas celebrem perto de casa, que o comércio local se movimente e que mais famílias tenham acesso a essa festa. É isso que queremos fortalecer cada vez mais”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A determinação de democratizar o acesso da população também se estende a outros eventos. “Vamos ampliar os polos do Carnaval. Este ano foram 15. Em 2026, teremos 25 polos, contemplando mais bairros e movimentando ainda mais a economia e a cultura”, antecipou Evandro.
Acompanhando o prefeito, a vice-prefeita Gabriella Aguiar ressaltou que toda a estrutura do Réveillon foi montada para garantir a segurança e a tranquilidade da população. “É uma estrutura muito acolhedora, feita para as pessoas chegarem com segurança e aproveitarem a festa em paz, como a gente deseja. Que este momento traga alegria, saúde, prosperidade, e que em 2026 a gente continue esse diálogo com as comunidades, chegando a todos os bairros e construindo, junto com a população, a capital de todos.”
Polo Conjunto Ceará
Dipas + Di Ferreira abriram a programação no Polo Conjunto Ceará. Com um repertório diversificado, o show reuniu a versatilidade musical de Dipas, que transita por gêneros como samba, pagode, rap, trap e funk, com o trabalho autoral de Di Ferreira, marcado pela identidade e a ancestralidade.
Em seguida, subiram ao palco Marcinho, Luis Marcelo e Gabriel e Seu Desejo. Natanzinho Lima encerrou a noite. Ocupando uma área de aproximadamente 10.000m², o palco do local começou a ser montado em 15 de dezembro.
Moradora do Conjunto Ceará, a agente de atendimento Camila Lopes foi assistir ao show junto com mais de dez familiares. “Há muito tempo eu não via uma festa grande na Messejana. E uma das melhores coisas que eu achei foi essa flexibilidade de não concentrar o Réveillon só no Aterro. Teve gente que veio de ônibus e levou só cinco minutos pra chegar aqui, e as atrações estão ótimas.“
Já a estudante de fisioterapia Adria Castro veio de Belém do Pará para passar as férias e curtir o Réveillon de Fortaleza. Para ela, a festa proporcionou a oportunidade de conhecer outras regiões da cidade.
“Estou achando bom, porque quando a gente conhece uma cidade, geralmente essas festas são em um local só. Aqui não, é em vários, e bem organizado, com uma galera gente boa e programação maravilhosa”, avaliou, aproveitando para avaliar a cidade como “bonita e acolhedora”.
Polo Messejana
No Polo Messejana, a festa começou com o cantor Gustavo Serpa, seguido por Vanessa A Cantora com Paulinha Ravett. No show de Vicente Nery, logo em seguida, o ponto alto foi o agradecimento ao público com chuva de pétalas de rosa despejada de um helicóptero. No adiantado da noite, o comandante Xand Avião fez o povo cantar e dançar, e o encerramento ficou por conta de Taty Girl.
A dona do baú mais famoso da cidade também celebrou a descentralização e desejou mais fartura e amor para os fortalezenses no ano que chega. “Estou muito feliz de estar hoje fazendo esse Réveillon aqui em Messejana, do lado da minha casa, porque cantar em casa é mais gostoso. A Messejana está bem forrozeira hoje, dando mais show do que as atrações, dando um show de vozes, de alegria, de calma, de paz, de harmonia”, observou Taty Girl.
A compradora de produtos farmacêuticos Luciana Brito mora em Aquiraz e foi para a Messejana aproveitar os shows. “Isso pra mim é muito bom, essa novidade. Eu moro em Aquiraz há vinte anos e é a primeira vez que vejo um Réveillon em Messejana. Para quem mora longe do Aterro, é maravilhoso. Eu vim aqui para ver o Xand, o Taty Girl, que eu sou fã. Amei a programação, vou gritar bem muito.”
O trabalhador da indústria de vidro Pedro Paulo Gomes mora no bairro Cajazeiras, nas proximidades de Messejana, e foi com familiares e vizinhos participar da festa. “Eu achei muito tranquilo, muito família, bom pra trazer paz pro nosso ambiente. Se fosse na Beira-Mar ia ser muito caro o transporte, a gente ia pegar mais trânsito, ia demorar mais, aqui é bem simples”, comparou, destacando que a experiência prazerosa reverbera, “passa para a família”, e ajuda a começar o ano com um clima agradável.
Aterro da Praia de Iracema
A programação do dia 30 no Aterro da Praia de Iracema teve início com Paulo José Benevides, seguido por Waldonys, Belinho da Silva + Gabi Nunes e a dupla Bruno e Marrone. Na sequência, o palco recebeu Luan Santana e Xand Avião. Já na madrugada, o público acompanhou o show romântico da banda Seu Desejo, com encerramento ao som do brega-piseiro com Natanzinho Lima.
Na noite da virada, dia 31 de dezembro, o Aterro da Praia de Iracema recebe Marcos Lessa, Nayra Costa e Transacionais, abrindo a programação. Em seguida, o público acompanha o som da banda Paralamas do Sucesso e curte com a cantora Claudia Leitte. O momento da virada será conduzido por Seu Jorge, que retorna ao palco após o espetáculo de fogos. Na sequência, o trapper Matuê assume o palco, seguido pelo forró autêntico de Wesley Safadão, com encerramento da programação ao som da cantora Taty Girl até o amanhecer do primeiro dia do novo ano.
Confira a programação do dia 31 de dezembro
Aterro da Praia de Iracema
17h – Marcos Lessa
17h55 – Nayra Costa
18h50 – Transacionais
19h55 – Paralamas do Sucesso
21h30 – Claudia Leitte
23h10 – Seu Jorge
00h10 – Seu Jorge
01h – Matuê
2h35 – Wesley Safadão
4h30 – Taty Girl
