Governador do Ceará condena ataque dos EUA a Venezuela

internacional política

O governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) reagiu com críticas duras neste sábado (3/1) ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que forças americanas realizaram um “ataque de grande escala” contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro.

“O ataque contra a Venezuela é grave e representa precedente extremamente perigoso. Ataques a nações violam as regras do direito internacional e contribuem para o surgimento de novas guerras, que só trazem mortes, sofrimento e destruição. Que a ONU encontre o melhor caminho para responder e mediar essa situação em solo venezuelano. O diálogo e a paz devem prevalecer, sempre! ” disse Elmano de Freitas.

O episódio ocorreu durante a madrugada, quando explosões foram registradas na capital venezuelana e em outros estados do país. Pouco depois, Trump afirmou em sua rede social, a Truth Social, que os Estados Unidos haviam conduzido uma ofensiva militar de grande escala e que Maduro e a esposa teriam sido capturados e retirados do país por via aérea. Até o momento, Washington não informou para onde o presidente venezuelano foi levado nem sob qual base legal ocorreu a captura.