Hemoce supera 119 mil doações de sangue em 2025 e consolida crescimento do ato de doar no estado

política

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), alcançou, em 2025, um marco histórico, ao registrar 119.100 doações de sangue, o maior número já contabilizado desde o início da consolidação informatizada dos dados, na década de 1990. O resultado representa um crescimento superior a 8 mil doações em relação a 2024, reforçando o fortalecimento da cultura da doação voluntária no Ceará.

Esse avanço é reflexo do trabalho descentralizado desenvolvido pelo hemocentro cearense. Com duas unidades fixas em Fortaleza e cinco no interior, localizadas nos municípios de Quixadá, Crato, Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte, o Hemoce realiza regularmente coletas externas nos 184 municípios do estado. Ao longo do último ano, foram realizadas 772 coletas, ampliando o acesso da população ao serviço e reafirmando a solidariedade do povo cearense.

As bolsas coletadas são essenciais para pacientes que necessitam realizar transfusões de sangue e estão em tratamentos de câncer, doenças hematológicas, e precisam realizar cirurgias eletivas e de emergência.

Para a diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, o resultado alcançado é motivo de orgulho e reconhecimento. “Atingir 119 mil doações em 2025 é uma conquista coletiva e motivo de grande orgulho para todos nós. Esse resultado demonstra que o Ceará avança na construção de uma cultura cada vez mais solidária, na qual a população compreende a importância da doação de sangue como um gesto de amor ao próximo e de compromisso com a vida. Cada doação representa esperança e fortalece nossa missão de salvar vidas em todo o estado”, destaca.

Aumento de doações

O crescimento no número de doações reflete o compromisso dos doadores cearenses, o trabalho contínuo das equipes do Hemoce e as estratégias de mobilização e conscientização desenvolvidas ao longo do ano, garantindo o atendimento seguro e regular à população cearense.

O hemocentro de Fortaleza foi responsável por receber mais de 50% das doações na Hemorrede estadual. A unidade contabilizou 58.628 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi o território com maior registro de doações (23.126), seguido das regiões Norte (19.787 bolsas), Sertão Central (10.702) e Centro-Sul (6.857).

Doador regular do Hemoce, Igor Leitão, 30, atingiu a marca de 20 doações na instituição, quatro somente no ano passado, respeitando o intervalo de doar a cada dois meses para os homens. A regularidade nas doações reforça o compromisso do voluntário com a solidariedade. “Desde jovem, busco realizar doações de sangue e ajudar quem de fato precisa. Saber que uma parte de mim pode ser responsável por salvar várias vidas é uma das principais realizações pessoais que existem. Um gesto simples, rápido e voluntário consegue devolver esperança e o sorriso a famílias inteiras. Tenho muito orgulho de ser doador e faço questão de incentivar todos ao meu redor”, afirma o advogado.

Doe sangue
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou pelo responsável legal.