Beneficiários do Bolsa Família terão até 15 de janeiro para realizar o acompanhamento de saúde

política

O Ministério da Saúde (MS) anunciou a prorrogação do prazo para o acompanhamento das famílias inscritas no Programa Bolsa Família do exercício 2025. Agora, os beneficiários têm até 15 de janeiro de 2026 para cumprir as exigências das condicionalidades de saúde. A data final da atualização era 30 de dezembro de 2025. Atualmente, apenas 62% do público, equivalente a 309.804 pessoas, realizaram o acompanhamento em um processo que envolve 496.663 mil beneficiários.

Por se tratar de um compromisso entre as famílias beneficiadas e o poder público, caso o acompanhamento das condicionalidades de saúde não seja cumprido no período estipulado, os atendidos poderão ter o benefício bloqueado e, posteriormente, cancelado.

Para este serviço, os 134 postos de saúde de Fortaleza funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e possuem equipes disponíveis para o atendimento.

Requisitos obrigatórios

– atualização da caderneta de vacinação das crianças;
– acompanhamento das mulheres em idade fértil e do pré-natal das gestantes.

Quem deve comparecer

Devem comparecer aos postos de saúde as famílias com crianças menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes.

Os beneficiários devem levar o cartão de acompanhamento (caso possua), Número de Identificação Social (NIS), caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes.

Serviço
Atualização das Condicionalidades de Saúde do programa Bolsa Família
Data: até 15 de janeiro
Horário: 07h30 às 18h
Local: 134 postos de saúde de Fortaleza