Entre o período de Natal e Réveillon, o Instituto Dr. José Frota (IJF), complexo hospitalar da Prefeitura de Fortaleza, acolheu 1.515 pessoas em sua emergência. No Natal, a prevalência foram as quedas, com 83 atendimentos. Já no Réveillon, o maior número de acidentes foi relacionado a motocicletas, somando 90 casos.
Balanço
Ao todo, entre os dias 24 e 25 de dezembro, 320 pessoas procuraram o serviço do hospital para atendimento de urgência. Na virada do ano, o número foi de 369 acolhimentos. Somando todo o período festivo, o total de atendimentos por quedas foi de 384, seguido por 249 de motocicleta e por 121 casos envolvendo corpo estranho/engasgo. Queimaduras somaram 83 atendimentos.
Em 2024, entre os dias 23 e 31 de dezembro, o IJF somou 380 atendimentos por quedas, 217 por motocicleta e 81 por queimaduras.
“Apesar dos números relacionados a motocicletas, quedas, engasgos/corpo estranho e queimaduras serem próximos do mesmo período do ano anterior, nós percebemos a taxa de internação menor. Outro fator que também foi primordial para o acolhimento à população foi o de termos ampliado o número de cirurgias, que nos permitiu termos mais leitos para casos de acidentes mais complexos que demandam mais tempo de internação e tratamento clínico”, destaca o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo.
Quando buscar o IJF
Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados à demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (os de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros. Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas (traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, pediátrica, clínicos gerais).
Além disso, dispõe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), referência no atendimento às intoxicações agudas graves e animais peçonhentos. O atendimento pode ser presencial ou por teleatendimento, via contato (85) 3255.5012 ou via WhatsApp (85) 9 8439.7494. O Centro de Tratamento de Queimados (IJF) também disponibiliza assistência à população, realizando tratamento de média e alta complexidade em tratamento de queimaduras. O equipamento hospitalar funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.
