Prefeitura de Fortaleza inaugura primeira Paradinha para motoristas de aplicativo, no bairro Papicu

política

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), inaugurou nesta segunda-feira, (12/1), no bairro Papicu, a primeira Paradinha – espaço de apoio e convivência voltado para motoristas, de carro ou de moto, que atuam efetuando entregas ou realizando viagens por meio das plataformas digitais. A entrega se soma às iniciativas do Programa FORtaleCE, que reúne ações conjuntas entre Prefeitura e Governo do Estado.

A criação do espaço é um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão. Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da Paradinha para garantir mais conforto, segurança e respeito aos motoristas e motociclistas por aplicativo de Fortaleza.

“A entrega da Paradinha marca o início de uma nova forma de cuidar desses profissionais que passam longas jornadas nas ruas da cidade, e se soma a outras ações que já realizamos, como a isenção de 50% do IPVA para os motociclistas que trabalham por aplicativo, a regulamentação da categoria e a implantação da Faixa Azul. Aqui, o profissional encontra um local seguro para parar, descansar, se hidratar, usar o banheiro, acessar a internet e até se capacitar. E ainda neste semestre vamos inaugurar novas Paradinhas e ampliar essa rede de apoio em Fortaleza”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

A estrutura está localizada sob o viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior com a Avenida Santos Dumont e visa oferecer melhores condições de descanso e suporte para os profissionais, que enfrentam longas jornadas de trabalho nas ruas da cidade. O espaço pode ser utilizado por motoristas de aplicativo que trabalham com carro ou moto e conta com vagas sinalizadas para ambos.

Nas duas áreas que ficam sob o viaduto, os trabalhadores agora podem contar com uma área de convivência e descanso, banheiros para higiene, pontos de hidratação com bebedouros, e ainda, armários, além de totens para carregamento de celulares e calibrador de pneus.

A AMC efetuou toda a sinalização viária no local, que conta com uma sala multiuso destinada para orientações aos motoristas relacionadas ao trânsito e ao transporte, incluindo ações de educação no trânsito, cursos de direção defensiva e atividades que busquem construir atitudes preventivas para garantir a segurança viária, fortalecendo a cidadania e a requalificação dos trabalhadores.

Conforme o presidente da Etufor, George Dantas, o espaço foi pensado para garantir dignidade, segurança e apoio aos motoristas e motociclistas por aplicativo, que antes não contavam com um local adequado para descanso durante a jornada de trabalho.

“A Paradinha funciona 24 horas, é totalmente monitorada, pode ser utilizada por profissionais de todos os aplicativos, sem restrições, e passará a contar com biometria facial a partir de fevereiro, para facilitar a entrada. Com estrutura para profissionais que trabalham com motos e carros, o equipamento vai atender os trabalhadores que circulam diariamente por Fortaleza oferecendo um ponto seguro para parar, se hidratar, carregar o celular e retomar o trabalho com mais tranquilidade”, destacou George Dantas.

O superintendente da AMC, Luiz Sérgio Costa, reforçou que a Paradinha representa uma mudança importante na forma de atender os motoristas e motociclistas por aplicativo em Fortaleza.

“Pensamos em um espaço reservado, seguro e com mais conforto para profissionais que trabalham nos mais diversos horários e que, muitas vezes, não tinham onde fazer uma pausa com tranquilidade. Essa iniciativa ajuda a evitar situações de risco, especialmente no período noturno, e contribui diretamente para um trânsito mais seguro, já que o profissional consegue descansar e retomar suas atividades com mais atenção e menos exaustão”, ressaltou Luiz Sérgio Costa.

Além da unidade no Papicu, estão previstas mais seis Paradinhas ao longo de 2026, ampliando a rede de apoio, valorização e reconhecimento dos trabalhadores por aplicativo na capital.

Um marco para a categoria

Motorista de aplicativo desde 2017, Dani Moraes considerou a Paradinha um marco, uma grande entrega para a categoria. “Eu rodo mais de madrugada. É uma rotina exaustiva e o trânsito é estressante, então ter um local para a gente parar, onde a gente vai estar seguro, guardado, vigiado, faz muita diferença. Isso garante a tranquilidade e o sucesso de a gente poder parar e conseguir manter os nossos pertences em segurança. Eu sinto que nessa gestão a gente tem uma grande abertura. Estamos sendo mais ouvidos e atendidos com mais prontidão”, avaliou.

O colega de profissão José Welton Manso concordou que o espaço vai contribuir para melhorar a rotina de trabalho. “Como a gente passa muitas horas na rua, precisa de um local para descansar, beber água e ir ao banheiro. Às vezes a gente não tem onde fazer necessidade, tem que correr para um shopping, um restaurante, então aqui a gente fica mais confortável.”

Em cinco anos de profissão, Sérgio Fernandes contou que já passou perrengue na rua por falta de ponto de apoio, e reconheceu o valor da Paradinha. “Eu já cheguei em posto de gasolina para usar o banheiro, pedi a chave e tive a rejeição. Aqui tem banheiro, tem tomadas, bebedouro, essas coisas que a gente precisa. É uma grande evolução. É bom sentir que tem um olhar para a categoria, porque a gente não tinha esse olhar, então é muito bom, muito gratificante.”