O governador Elmano de Freitas vistoriou, nesta sexta-feira (23), obras para a duplicação da BR-116. O trecho, com 22 km de extensão, está localizado no município de Chorozinho e também dá acesso para a cidade de Pacajus. O aporte do Governo Federal para a ação é de R$ 270,6 milhões.
“Essa obra esteve entre os pedidos que fizemos para o presidente Lula. Tenho absoluta convicção que essa obra é muito importante para a logística do Ceará. Temos a possibilidade, inclusive, de ainda esse ano ter um trecho concluído para o povo cearense. Com essa obra, vamos garantir uma outra situação de logística e transporte para cearenses e brasileiros”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A obra prevê a construção de três viadutos (um acesso para Pacajus, um acesso para Chorozinho e um acesso para Barreira), três passarelas e quatro pontes (Sangradouro, Campestre, Rio Choró, Braço do Rio Choró); a realização de 9,64 km de marginais em pavimento flexível; além da restauração de 22,07 km de uma pista já existente e a construção de 22,13km de um novo trecho.
Com início em 2025, a obra tem previsão para entrega em metade de 2027. Neste ano, a previsão é a conclusão de 10 km da nova pista e 10 km de restauração do percurso já existente, correspondendo a 50% do objetivo final.
“Irei encontrar o ministro dos Transportes, Renan Filho, nos próximos dias. Iremos, daqui a pouco, também iniciar a licitação para as duplicações da BR-222 e da BR-020. Todas as saídas de Fortaleza vão começar o processo de duplicação”, complementou o chefe do Executivo Estadual.
O Ceará possui 9.385,44 km de rodovias estaduais pavimentadas. Somente de 2023 até o momento, 1.400,71 km de intervenções em estradas foram concluídas.
Desse montante, 550,15 km entregues são de rodoviárias implantadas, duplicadas, restauradas, entre outros serviços (urbanização, iluminação, ciclovia, pontes, passagem molhada e etc). Já 850,56 km são trechos recuperados por meio do Programa de Recuperação Funcional das estradas. Atualmente, mais de 540 km estão passando por intervenções.
Sinalize
Lançado em dezembro do ano passado, o Programa Sinalize, do Governo do Ceará, possui aporte de R$ 230 milhões para distribuir 3.510.000 m² entre os 184 municípios. As ações estão sendo executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e prefeituras.
Os investimentos para as malhas asfálticas estão distribuídos para os municípios de acordo com o número de habitantes: até 20 mil habitantes, 10 mil m²; de 20 a 50 mil habitantes; 20 mil m²; acima de 50 mil habitantes, 30 mil m².
