Prefeitura de Fortaleza divulga lista de candidatos ao Residencial Santa Mônica pelo Minha Casa, Minha Vida

política

A Prefeitura de Fortaleza inicia o processo de seleção das famílias candidatas às 176 novas moradias do Residencial Santa Mônica – que será entregue ainda no primeiro semestre deste ano -, com a divulgação da lista de selecionadas. O conjunto habitacional é um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Faixa 1, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), beneficiando famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.850,00. Até a entrega definitiva do imóvel, são respeitadas diferentes etapas para garantir transparência, isonomia e a efetividade das políticas públicas de habitação.

O ponto de partida é a divulgação da relação de famílias candidatas às habitações, selecionadas automaticamente a partir dos dados fornecidos no Cadastro Único (CadÚnico) e no Cadastro Habitacional de Fortaleza, atualizados em todas as Secretarias Regionais. A definição também considera quatro critérios prioritários, aprovados pelo Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap): localização do empreendimento para o futuro beneficiário; moradias com criança de 0 a 6 anos; construção precária; e coabitação (adensamento). Entre as contempladas estão famílias oriundas do aluguel social, beneficiárias com contrato habitacional rescindido involuntariamente (distrato) e pessoas em situação e trajetória de rua.

Link com lista dos candidatos

Todas as pessoas listadas, seja como titular ou suplente, devem procurar a Habitafor nos dias selecionados, conforme a inicial do primeiro nome da beneficiária cadastrada. O prazo final para a entrega dos documentos é 19/02/2026.

Ordem de atendimentos

Dias 27 e 28/01: A, B, C (Ex. Antônia, Beatriz, Célia)
Dias 2 e 3/02: D, E, F, G
Dias 4 e 5/02: H, I, J, K
Dias 9 e 10/02: L, M, N, O
Dias 11 e 12/02: P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Dias 18 e 19/02: Resolução de pendências

*O horário de atendimento será das 8h às 16h30, exceto no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, quando a resolução de pendências começará às 13h.

Documentos necessários

– Documento Oficial de Identificação com foto e filiação, como RG, Passaporte, CNH;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Comprovante de endereço;
– Comprovação de Estado Civil:
>Certidão de nascimento
>Certidão de casamento
>Pacto antenupcial
>Declaração de união estável
>Em caso de viuvez, Certidão de Casamento acompanhada da Certidão de Óbito do cônjuge
– PcD: atestado médico que comprove a deficiência;
– Procuração, quando necessário;
– Para Maiores de 18 anos sob Curatela ou Tomada de Decisão Apoiada, decisão judicial que nomeie curador ou apoiadores.

Os documentos devem ser apresentados em cópias acompanhadas dos originais. O candidato listado como “titular” fica fora da seleção caso não compareça à Habitafor, não seja localizado a partir dos dados disponíveis nos cadastros sociais ou não consiga comprovar as informações solicitadas. Nesta situação, os suplentes passam a ocupar a posição de titular conforme a classificação publicada.

Próximas etapas

O processo de recebimento e conferência da documentação é uma das principais etapas do programa Minha Casa, Minha Vida para assegurar a entrega do imóvel às famílias mais necessitadas, que preencham os principais critérios de seleção. Em seguida, a Habitafor realiza a divulgação da lista final dos beneficiários, promove a oficina de loteamento dos apartamentos, assina os contratos com as famílias e, por fim, entrega as chaves da tão sonhada casa nova.

Sobre o residencial Santa Mônica

O conjunto habitacional Santa Mônica, localizado no bairro Granja Lisboa, possui 176 apartamentos, distribuídos em quatro blocos. A estrutura contará com playground, quadra, academia ao ar livre e outros equipamentos. Ao todo, 14 residenciais estão em construção em Fortaleza, fruto de uma parceria com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, com previsão de entrega até dezembro de 2026.

Serviço
Coordenadoria de Políticas Sociais da Habitafor (Cops)
Telefone: (85) 2018.0803