O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, entregou, nesta quarta-feira (4/2), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Mucuripe. A unidade, que estava desativada há mais de três anos e havia sido alvo de invasão, foi totalmente reestruturada, com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.
A ação integra o Plano Fortaleza Inclusiva e o FORtaleCE, conjunto de ações da Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Ceará voltadas para melhorias na capital cearense.
Durante a entrega, o prefeito reforçou o compromisso da gestão em reformar todas as unidades de assistência social de Fortaleza e destacou que, atualmente, o município conta com 11 obras de reforma e ampliação desses equipamentos em andamento.
“Na área da assistência social, estamos trabalhando para reformar todos os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Creas de Fortaleza. Já entregamos oito Cras dos 27 existentes. Além disso, estamos ampliando a rede de 27 para 31 unidades, sendo que quatro novos Cras serão entregues nos próximos dias. Das 31 unidades, 11 já estão em andamento, com reformas ocorrendo de forma simultânea”, afirmou.
Evandro também destacou outras obras em execução na área da assistência social.
“Estamos prestes a entregar o ILPI, Instituição de Longa Permanência para Idosos. Outro equipamento importante é o Mercado Fortaleza Sem Fome, localizado na Avenida João Pessoa, que também será entregue em breve. Trata-se de um amplo processo de resgate e recuperação de toda a rede socioassistencial, que está sendo devolvida à população de forma fortalecida”, concluiu.
A vice-prefeita e titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, comentou sobre a situação em que se encontrava a unidade antes da reforma e os serviços implantados após a requalificação.
“Quando assumimos a gestão, esse local tinha apenas ruínas, com poucas paredes em pé. Hoje, conta com equipe completa de assistência social, incluindo psicólogos e assistentes sociais. Foi uma grande requalificação para ajudar, principalmente, pessoas que já sofreram algum tipo de violação de direitos”, declarou.
A unidade possui capacidade para realizar até 2 mil atendimentos anuais. O objetivo é ofertar atendimento de referência a pessoas em situação de violência física, psicológica ou sexual, negligência, crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração, além de idosos e pessoas com deficiência em situação de violação de direitos.
O Creas Mucuripe conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Além disso, a unidade realiza encaminhamentos para programas como o Cadastro Único, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios sociais.
