Prefeitura de Fortaleza entrega 49 boxes para empreendedores na Lagoa do Opaia

política

A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (04/02), a entrega de 49 boxes para empreendedores no Parque da Lagoa do Opaia, localizado no bairro Vila União. Além dos boxes, o espaço recebeu revitalização dos canteiros, pergolados, bancos e mesas da praça, além da manutenção das Areninhas e playgrounds, com recuperação de alambrados, redes e pintura.

O edital foi realizado por meio da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), em parceria com a Secretaria Regional 4 e a Secretaria Municipal das Licitações (Selifor).

Como destacou o prefeito Evandro Leitão, a seleção contemplou pessoas físicas residentes no entorno da Lagoa do Opaia. A escolha dos permissionários foi realizada por sorteio público para os 49 boxes, sendo 34 boxes (70%) exclusivos para mulheres empreendedoras e 15 boxes (30%) destinados ao público masculino.

“Desses 49, posso dizer que 34 são destinados a mulheres empreendedoras. O que nós queremos aqui é estimular e dar oportunidade, cada vez mais, para que as mulheres possam aquecer o mercado, gerar renda e empreender de forma autônoma. É um resgate da dignidade que nós estamos proporcionando à população. A ocupação de diversos espaços públicos, por meio de políticas públicas, vem acontecendo em vários pontos da cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o titular da Cegor, Osmar Baquit, todos os critérios de transparência e honestidade foram adotados para garantir que a ocupação dos boxes ocorresse de forma legal.

“Todos tiveram a mesma oportunidade. Aqui estava tudo abandonado pelo poder público. Havia mato alto, alambrados furados, tudo estava sujo e pichado. Os boxes estavam abandonados, precisavam ser encadeados e fechados. Então, fizemos a retomada da área, realizamos toda a limpeza e demos a chance de ocuparem o local para gerar renda e emprego, evitando a ocupação irregular da praça”, destacou.

O secretário da Regional 4, Washington Araruna, comentou que o processo exigiu esforço conjunto da gestão municipal para destravar a situação encontrada no local.

“Quando nós chegamos, não encontramos nada. Não havia absolutamente nenhuma informação sobre o projeto, nem sobre quem já estava ocupando os boxes. Começamos do zero e tivemos o apoio do prefeito, que abriu as portas das outras secretarias para que a gente pudesse entender o que precisava ser feito”, explicou.

“Foi um trabalho intenso. Sabemos que é uma atribuição da regional, mas teria sido muito mais fácil se já existisse algo estruturado. Ainda assim, conseguimos realizar a licitação e hoje estamos aqui para fazer a entrega”, concluiu Araruna.

Mais oportunidades

Cristiane Lima Santos vende refeições na Lagoa do Opaia, principalmente sarapatel e panelada, e acredita que o novo boxe trará mais clientes.

“Estou muito feliz por ter recebido esse box. Foi uma espera muito grande que a gente teve, e estamos muito felizes por essa conquista. Espero crescer, que minhas vendas sejam maravilhosas, tanto as minhas quanto as de todo mundo, porque aqui tem uma produção muito boa”, comemorou a empreendedora.

A permissionária Maria Vera Carolina também celebrou a conquista.

“Eu só tenho que agradecer, porque eu fui contemplada. É seguir em frente e trabalhar. Veio na hora certa, coisa que a gente já estava esperando há muitos anos por essa oportunidade”, afirmou.

Frequentador assíduo do espaço, Edgley Silva, conhecido como Gogó de Ouro, destacou a importância do parque para o lazer das famílias da região.

“Eu venho aqui para comer uma carne de sol muito conhecida, ali no quiosque 40. Venho com a minha família, com a minha esposa, e trago minha filha para brincar nos playgrounds”, contou.

“Isso foi muito bom para fortalecer a união da família. O pai e a mãe chegam do trabalho cansados e aqui encontram um ótimo lazer. O pôr do sol mais lindo de Fortaleza é o nosso, aqui no bairro Vila União”, celebrou.