O governador do Ceará, Elmano de Freitas, inaugurou nesta sexta-feira (06/02), ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o novo ramal do VLT Aeroporto. Com o equipamento, a população passa a contar com mais uma opção de transporte, podendo utilizar a Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza para se deslocar do bairro Mucuripe até o Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Com 2,4 km de extensão, o trecho tem capacidade para beneficiar até 35 mil pessoas por dia, ampliando a integração do sistema metroviário e fortalecendo a mobilidade urbana da Capital. Também participaram da inauguração o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário da Infraestrutura, Hélio Leitão; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; além de outras autoridades.
A ação integra o programa FORtaleCE, conjunto de iniciativas realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população.
Durante a solenidade, o prefeito Evandro Leitão ressaltou a importância da obra para o turismo e para a mobilidade da cidade.
“Essa obra cada vez mais consolida Fortaleza como um dos destinos turísticos mais importantes do país. Nosso fluxo turístico tem crescido a cada ano. Com esse Ramal, teremos mais segurança, conforto, para a locomoção da nossa população e dos turistas. A nossa cidade só tem a agradecer”, destacou o prefeito.
Já o governador Elmano de Freitas enfatizou o impacto positivo do novo ramal na rotina dos fortalezenses.
“É com muita alegria que estamos entregando essa obra muito importante para a mobilidade de Fortaleza. Esse equipamento vai permitir o deslocamento de milhares de pessoas com mais rapidez, conforto e segurança. Essa entrega significa qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o governador.
A viagem entre as estações Expedicionários e Aeroporto terá duração aproximada de cinco minutos. Integrante da Linha Nordeste, o novo trecho estará conectado a outras dez estações: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. Com isso, grande parte da rede hoteleira de Fortaleza passa a estar diretamente interligada ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.
