No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (10/02), o deputado Guilherme Bismarck (PSB) abordou temas diversos na tribuna, como o turismo no litoral cearense e denúncias sobre o transporte intermunicipal. O deputado também ressaltou que seu gabinete trabalhou durante o recesso parlamentar com viagens ao interior do Estado e elaboração de planejamento interno para “avaliar e tocar mais pautas e projetos para frente em 2026”, frisou.
Em sua fala na tribuna, Guilherme Bismarck relembrou a festa de Réveillon privada, executada por uma produtora paulista, que ocorreu na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, e que contou com o apoio da prefeitura local e do Governo do Estado do Ceará. Para o parlamentar, iniciativas como essa, vindas de outros lugares do Brasil, representam uma semente forte no turismo.
“Essa festa trouxe 1.500 turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que deixaram mais recursos no nosso litoral. Bugueiros, guias, comerciantes e estabelecimentos faturaram muito nesse Réveillon”, explicou o deputado, que ainda afirmou que a hotelaria de Aracati foi ocupada em 99,20% durante o período de feriado, segundo dados divulgados pela Secretaria do Turismo do município.
Em um segundo momento, o parlamentar voltou a denunciar a empresa São Benedito, concessionária responsável pelo transporte intermunicipal nas regiões do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, e alegou que, em um período recente de 45 dias, 31 ônibus quebraram.
“A empresa não está cumprindo a rigor questões do seu contrato. Muitos ônibus têm quebrado e outros estão sucateados. Já chegou a “chover dentro do ônibus” e outro ônibus pegou fogo. Ontem mesmo pela manhã, um ônibus da empresa deixou passageiros na beira da estrada”, denunciou o deputado, que alegou estar acompanhando o caso e cobrando um posicionamento dos envolvidos.
Na finalização do discurso, Guilherme Bismark citou temas variados, como o voo inaugural direto de Fortaleza para Madrid (Espanha) e o aumento da frequência de voos diretos para Lisboa (Portugal). “Esse feito aumenta quase em 20% o número de turistas europeus no Ceará”, destacou.
O parlamentar também comentou sobre a entrega do novo Estádio Municipal de Palhano, um sonho antigo da gestão local, segundo Bismarck, e também sobre os feitos da gestão Elmano de Freitas na educação estadual, com a entrega de 74 centros de educação no Ceará.
