Prefeitura de Fortaleza divulga Plano Operacional para o Carnaval 2026

entretenimento

A Prefeitura de Fortaleza apresenta o plano operacional do Carnaval 2026, com organização integrada entre os órgãos municipais e programação distribuída em diversos polos de folia pela cidade.

Durante o período oficial da festa, a operação mobiliza milhares de profissionais nas áreas de mobilidade, saúde, segurança, limpeza urbana, fiscalização e direitos humanos, garantindo estrutura, ordenamento e atendimento ao público nos diversos polos.

Com o slogan Na Batida dos 300, o Carnaval integra as comemorações dos 300 anos de Fortaleza e deve reunir grande público nos polos oficiais, com impacto positivo na geração de emprego e renda.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) planejou uma operação especial de tráfego para promover o acesso seguro dos foliões aos polos carnavalescos de Fortaleza. Um efetivo de 264 agentes e orientadores estará mobilizado para disciplinar a circulação nos quatros dias de festa.

Aterro da Praia de Iracema

A partir de 14h, agentes farão o isolamento da Av. Beira-Mar, no trecho do Aterrinho, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos bloqueados será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço. Os veículos com pessoas com deficiência também terão acesso permitido para desembarque.

Mercado dos Pinhões

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio durante o período carnavalesco. Os cruzamentos das ruas Gonçalves Ledo com Tenente Benévolo e Nogueira Acioli com Pereira Filgueiras serão interditados, a partir das 14h.

Mocinha

A partir de 14h, haverá bloqueio no cruzamento das ruas João Cordeiro com Tenente Benévolo, Alfredo Prudente com Tenente Benévolo, Padre Climério com Antônio Augusto e Dep. Moreira da Rocha com Padre Pita.

Praça da Gentilândia

No Benfica, a AMC interditará o cruzamento da Av. 13 de Maio com Rua Santo Antônio, Rua João Gentil com Rua Paulino Nogueira, Rua Marechal Deodoro com Rua Costa e Sousa, Rua Paulino Nogueira com Av. Expedicionários e  Rua Francisco Pinto com Rua Júlio César. Os bloqueios ocorrerão a partir de 13h.

Parque Rachel de Queiroz

Para o carnaval no Parque Rachel de Queiroz, a Rua Edgar Falcão estará bloqueada entre a Av. Parsival Barroso e Joaquim Marques, a partir das 16h.

Domingos Olímpio

O órgão promoverá a interdição da via, a partir de 14h, entre as avenidas Universidade e Aguanambi. A medida se estenderá às vias que dão acesso a este trecho a partir das ruas Antônio Pompeu e Joaquim Magalhães. A atuação se encerrará por volta de 2h da manhã.

Durante a interdição, vias como 13 de Maio, Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz podem ser utilizadas como rotas para o condutor que quiser evitar trafegar pela Av. Domingos Olímpio.

Passeio Público

A partir de 7h, haverá o controle de tráfego nas proximidades do Passeio Público. Não será necessário bloqueio. A presença da AMC visa garantir aos brincantes maior segurança no ir e vir.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa os horários de funcionamento durante o Carnaval de 2026, com horários especiais para atender à demanda dos passageiros, conforme o dia. Para reforçar a frota, serão reservados oito veículos, divididos entre os pólos carnavalescos da Av. Domingos Olímpio e Praia de Iracema.

No sábado (14/02), a frota de ônibus continua com a programação habitual, incluindo linhas especiais, com reforço nas linhas mais procuradas. No domingo (15/02), segunda (16/02) e terça-feira (17/02), a operação da frota segue a programação de domingo, com alternância de horários. Já na quarta-feira de cinzas (18/02), a frota volta a seguir a programação de sábado, com linhas especiais.

No domingo, os usuários poderão utilizar a Tarifa Social, com valor de R$ 4,80 para a inteira e R$ 1,50 para a tarifa estudantil, além da integração pelo Bilhete Único. Os horários e itinerários das linhas podem ser consultados pelo aplicativo Meu Ônibus, disponível para iOS e Android.

O atendimento ao público será suspenso em todos os postos presenciais, retomando somente na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, a partir das 13h.

Além disso, o itinerário das 22 linhas que trafegam pela Avenida Domingos Olímpio e seu entorno foram alterados. Os pontos de parada serão desativados conforme o desvio das linhas.

Os polos contam com linhas regulares no entorno. Aos domingos, permanece válida a tarifa social. Horários e itinerários podem ser consultados pelo aplicativo Meu Ônibus.

Saúde

Durante o Carnaval 2026, os serviços essenciais de saúde da Prefeitura seguirão funcionando, com reforço de equipes e ações estratégicas nos polos de maior concentração de público.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuará com Postos Médicos Avançados (PMA) na Praia de Iracema, Benfica e Domingos Olímpio, além de uma Unidade de Suporte Intensivo (USI) na Cidade da Criança. Ao todo, serão 172 profissionais mobilizados. A SMS também executará um plano de monitoramento de agravos à saúde em diversos polos carnavalescos da cidade.

Prevenção e distribuição de preservativos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificará ações de prevenção com distribuição de preservativos em rodoviárias, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Domingos Olímpio, nos dois últimos também será ofertado o auto teste para HIV.

Rede de Urgência e Emergência: Upas e HCF

O atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrica seguirá disponível nas 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), para urgências pediátricas.

Rede Traumatólogica: Frotinha e IJF

Casos cirúrgicos e traumatológicos serão atendidos nos Hospitais Distritais Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Maria José Barros de Oliveira (Frotinha da Parangaba) e Dr. Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), além do Instituto Doutor José Frota (IJF), referência para ocorrências de alta complexidade.

Emergência obstétrica

O atendimento de emergência obstétrica ocorrerá nos Hospitais Distritais Gonzaga Mota dos bairros José Walter, Barra do Ceará e Messejana, além do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza contará com 908 agentes atuando durante o Carnaval, com patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas, a pé e por videomonitoramento.

A operação também terá:

Cerca de 2.800 policiais militares
13 delegados e 94 oficiais da Polícia Civil
33 bombeiros militares com 17 viaturas

Os agentes atuarão integrados aos órgãos de fiscalização, mobilidade e saúde.

Limpeza urbana

A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Cegor e a Ecofor, mobilizará equipes para limpeza antes e após os eventos.

A operação conta com centenas de profissionais e 30 equipes distribuídas nos polos, garantindo varrição, coleta e lavagem das áreas utilizadas durante a festa.

Comércio e fiscalização

A Agefis atuará com 192 agentes diariamente durante o Carnaval, realizando fiscalização do comércio ambulante e prevenindo obstruções irregulares nos espaços públicos.

Sustentabilidade

Haverá centrais de coleta e atuação do projeto Re-Ciclo nos polos oficiais. Os resíduos recicláveis serão destinados às associações de catadores, fortalecendo a economia solidária.

Direitos humanos

Abordagem social

A Funci realizará abordagem social especializada para identificação de situações de vulnerabilidade e trabalho infantil, além da colocação de pulseiras de identificação em crianças. Serão 208 profissionais atuando durante o Carnaval.

Acessibilidade

Os polos contarão com:

* Rampas e circulação adequada
* Banheiros acessíveis
* Área reservada para pessoas com deficiência
* Intérpretes de Libras e audiodescrição
* Filas e acessos prioritários

Fortaleza por Elas

Durante o Carnaval, será instalado o Espaço de Acolhimento à Mulher – Fortaleza por Elas, com:

* Atendimento por psicóloga e assistente social do CRAM Francisca Clotilde
* Parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal
* Apoio do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP)
* Distribuição de 100 kits por dia com autoteste de HIV, preservativos e informativos

A atuação ocorrerá no Mercado dos Pinhões, Benfica e com ponto fixo no Aterrinho, com equipes da Secretaria da Mulher em regime de revezamento.