O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, realizaram, nesta quinta-feira (19/02), a entrega de 400 novas pistolas Glock calibre .40 à Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).O investimento foi de R$ 850 mil. A cerimônia ocorreu na sede da corporação e da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec): o Centro Integrado de Segurança (Cisfor).
Evandro destacou que, com as novas armas somadas às 429 já entregues pelo Governo do Ceará ano passado, todo o efetivo de rua da Guarda passará a atuar armado. Para o prefeito, o avanço é fruto do esforço da gestão municipal em parceria com o Estado, no fortalecimento da integração das forças de segurança na cidade.
O governador Elmano de Freitas também celebrou a parceria com a Prefeitura de Fortaleza no fortalecimento da segurança na capital cearense.
“Eu quero parabenizar e agradecer ao prefeito Evandro Leitão e toda a sua equipe, porque, entregando 400 armas à Guarda Municipal, garante que todo guarda que está indo para a rua esteja armado para garantir segurança ao povo”, declarou.
Ainda de acordo com o governador, a eficácia da integração entre Município e Estado pode ser observada nos resultados do período carnavalesco, com redução nos principais indicadores criminais.
“No Carnaval, aqui em Fortaleza, reduzimos os homicídios no período em 54%. Reduzimos também os roubos em mais de 60%, em comparação com o Carnaval do ano passado. Isso graças ao trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil, mas também ao trabalho de mais de 900 guardas municipais presentes na cidade de Fortaleza”, concluiu.
Valorização profissional
O secretário da Sesec, coronel Márcio Oliveira, destacou que o novo armamento aumenta significativamente a capacidade de resposta operacional da tropa, melhora as condições de defesa do agente e também da população.
“Tendo em vista que a Guarda Municipal está presente em todas as Regionais, atuando de forma ostensiva, realizando patrulhamento e ações de permanência em áreas urbanas da cidade, é mais do que importante que esteja preparada, capacitada e bem armada para oferecer uma resposta operacional à altura das ocorrências que surgem no dia a dia”, afirmou.
Ele também ressaltou o nível de integração com as forças de segurança do Estado. “Hoje utilizamos o mesmo sistema de despacho do Estado nas viaturas e a mesma comunicação de rádio da Polícia Militar e da Polícia Civil”.
“Essa organização operacional integrada das forças de segurança no território é fundamental. Isso permite ampliar a cobertura de áreas na cidade de forma mais efetiva e ostensiva, reduzindo ocorrências negativas e aumentando a sensação de segurança do cidadão”, concluiu.
A inspetora Cristiane Fernandes, diretora da GMF, afirmou que, além dos armamentos, a Guarda conta com um parque tecnológico de ponta que fortalece as ações em campo.
“Nós contamos com todo um parque tecnológico que nos auxilia no trabalho em campo. Também dispomos das nossas bases móveis, que estão distribuídas pelo território. São 18 veículos atuando em pontos estratégicos de Fortaleza”, destacou.
“Além disso, temos investido em requalificação não apenas no uso e manejo do armamento, mas em toda a matriz operacional da corporação. Como já destacamos, a nossa matriz operacional mudou”, completou.
Além da aquisição de armamentos, a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza também realizou a promoção de 253 servidores aos cargos de subinspetores e inspetores, a concessão de passe livre no transporte coletivo para os guardas municipais e a posse de 260 novos guardas municipais no início de fevereiro, finalizando a nomeação dos aprovados no último concurso.
