Alece reconhece as contribuições dos socioeducadores para a reintegração de adolescentes em conflito com a lei

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira (19/02), sessão solene em alusão ao Dia Estadual do Agente Socioeducador, celebrado anualmente em 25 de janeiro. Na ocasião, foram homenageados profissionais que atuam no sistema de atendimento socioeducativo no Ceará.

A solenidade foi solicitada pelo deputado Sargento Reginauro (União), que lembrou, durante a cerimônia, que, em determinado período de sua trajetória profissional, atuou como socioeducador, assim como seus irmãos, que também integraram a categoria. Segundo ele, seu irmão Marcos Antônio e Souza passou toda a vida no sistema socioeducativo e foi diretamente afetado pelas adversidades da profissão.

“Eu digo que ele adoeceu e faleceu no sistema, porque as condições de trabalho naquele momento eram infinitamente piores do que as que vivemos hoje. Sabemos das dificuldades que o sistema ainda enfrenta e estamos aqui para representá-los, para tentar dar voz a essa pauta”, complementou Sargento Reginauro. Apesar dos desafios, o parlamentar reconheceu avanços. Nesse sentido, destacou que, no próximo mês de março, os primeiros agentes socioeducadores efetivos do Ceará serão empossados.

Representando o Governo do Estado, o superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan, também ressaltou a aprovação e a homologação do primeiro concurso público do Seas. Segundo ele, outro ponto de destaque é o cenário atual dos centros socioeducativos do Ceará, que não enfrentam nenhuma situação de crise relevante.

“Isso é graças ao trabalho dos socioeducadores. São vocês, profissionais, que têm feito a diferença no cotidiano dos centros. Foram vocês que buscaram capacitações e formações para que chegássemos a esse estágio metodológico. Isso é muito simbólico e demonstra o compromisso que tivemos”, afirmou o superintendente.

O deputado federal Soldado Noelio (União-CE) defendeu maior valorização da categoria, o que inclui, segundo ele, melhores remunerações e escalas de trabalho mais adequadas. “Espero que vocês possam ser ouvidos, porque sabemos que não é possível fazer tudo, mas chega um momento em que o Estado precisa fazer um esforço em prol do trabalhador”, disse.

PROFISSIONAIS RECEBEM RECONHECIMENTO DA ALECE

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Estudos, Pesquisas e Assistência ao Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Sintbem), Vera Santos, discursou em nome dos homenageados. Para ela, é fundamental que a categoria se mantenha unida em busca de melhorias. “Nós, enquanto trabalhadores, temos que fazer a nossa parte, porque a luta só acontece quando você faz parte dela”, declarou.

Além dela, receberam certificados da Alece: Roberta Sales Montenegro, Ana Luíza Rocha Lima Cavalcante, Francisco Fábio Freitas de Souza, Tiago Soares Batista, Walber Nobre Maia, Breno de Souza Oliveira, Vileiane Bezerra da Silva, Werley de Oliveira Gomes Cabral, Expedito André de Sousa, Loris Herbert Saboia Figueiredo, Francisco Izídio de Almeida Neto, Mauro Geovane de Lima Carneiro e Wesley Júnior Pereira.

A lista de homenageados contou também com Narcílio Oliveira Silva, Carlos Alberto Pinheiro da Silva Filho, Raimundo Nonato Rocha, Antônio Leonardo Pereira da Silva Filho, Diego Maradona da Silva Ferreira, Wellington França do Nascimento, Francisca Kalizia Uchoa Batista, Marciel César Almeida da Rocha e Herbert de Lima Chagas.

Compuseram a mesa da solenidade, além dos que fizeram uso da palavra, a diretora do Centro Socioeducativo Antônio Bezerra, Noelia Loureiro; o diretor de Relações Públicas da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), De Castro, e o coordenador de Segurança do Seas, coronel Farias.