Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (25), um caminhão a cada um dos 24 municípios selecionados por meio de um edital da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Cidadania. Os veículos servirão para auxiliar o recebimento e distribuição da produção de gêneros alimentícios comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade contou com a presença do governador em exercício Evandro Leitão, do titular da SDA, De Assis Diniz, e de representantes das cidades beneficiadas. No total, foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões na compra do veículos.
O Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, entregou 24 veículos para 24 municípios do estado. Na ação, fruto de um convênio estabelecido entre os governos federal e estadual, foram investidos R$ 4,3 milhões na compra dos veículos, sendo 3,3 milhões provenientes de recursos do Governo Federal. A estimativa é beneficiar diretamente 4.798 agricultores do estado, permitindo a distribuição de alimentos a cerca de 139 mil pessoas.
As cidades beneficiadas são Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Campos Sales, Cascavel, Catarina, Cedro, Chorozinho, Cruz, Ibiapina, Icapuí, Ipueiras, Iracema, Jardim, Jucás, Mombaça, Morada Nova, Parambu, Potiretama, Quixelô, Russas, São Benedito, Tarrafas e Várzea Alegre.
A ação faz parte da execução do Programa Alimenta Brasil, instituído pela Medida Provisória 1.061/2021 em substituição ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesse programa, o governo comprará alimentos produzidos pela agricultura familiar, com a proposta de garantir renda mínima aos produtores.
Os veículos serão utilizados para transportar esses insumos da agricultura familiar, que serão doados a entidades e instituições voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. A intenção é reduzir perdas no transporte e na distribuição e assegurar a conservação adequada dos produtos.
Matéria exibida no programa Da Hora pela TV União – Reportagem de Roberto Pires.