Pedale por Recife: 4 dicas de trajetos para descobrir a capital pernambucana

entretenimento nacional

Conhecer Recife pedalando é uma experiência incrível. Não tem uma bicicleta? Não precisa, pois, é possível pedalar usando uma bicicleta do projeto bike PE, sistema de bikes compartilhadas realizado pela Tembici, com patrocínio do Itaú Unibanco.

Explorar e conhecer Recife está mais para os ciclistas com sugestões dos melhores trajetos, para pedalar e interagir com a cidade. Ao utilizar o bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?”, e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.

Confira opções de rotas fora do tradicional para curtir e descobrir a cidade por um novo ângulo:

  1. Do Recife Antigo (Praça do Arsenal) à Orla de Boa Viagem: Uma rota que tem início em um polo cultural e termina na praia. No Recife Antigo tem vários museus e pontos de lazer e cultura: Museu do Frevo, Centro Cultural Cais do Sertão, Marco Zero, Paço Alfândega, etc. Recomenda-se essa rota de domingo, por ter ciclofaixa de lazer durante todo o percurso;
  2. Parque da Jaqueira até Recife Antigo: O Parque da Jaqueira é um dos mais famosos da cidade, a dica é pedalar até o Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo. No Boulevard, recomenda-se aproveitar as mesinhas na calçada para finalizar a tarde de pedal tomando um refresco com vista para o Marco Zero e para o mar. Lá tem vários restaurantes para aproveitar;
  3. Do Sítio Trindade até Parque Treze de Maio: em Casa Amarela, além da oportunidade de conhecer ruínas do Antigo Arraial de Pólvora do Bom Jesus, tem a opção de lazer e caminhada na pista de cooper. O trajeto todo tem ciclofaixa até o Parque da Jaqueira. Aproveite para tomar uma água de coco. Após um descanso, vá até o Parque Treze de Maio, e finalize o passeio nos bares descolados da Rua Mamede Simões;
  4. Mercados públicos de Recife: você sabia que tem estação BikePE em 7 mercados públicos de Recife? São eles: Mercado Boa Vista (Estação 17 Igreja de Santa Cruz), Mercado da Encruzilhada, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado Casa Amarela, Mercado da Madalena, Mercado do Cordeiro e Mercado Novo Água Fria. Que tal tirar um dia ir pedalando de um em um para conhecer as especiarias de todos?

Dica extra: roteiro áudio guiado da La Ursa Tours

A La Ursa Tours, primeiro bike tour regular do Recife, desenvolveu e lançou o projeto Rolé no Coração do Recife. Nesse rolé, por meio de um passeio turístico, áudio guiado, os recifenses e seus viajantes já podem descobrir (e redescobrir) o centro da capital pernambucana de maneira ativa e independente. E os ciclistas podem usar as bikes compartilhadas para isso!

Os trajetos escolhidos trazem muitas informações, curiosidades e recomendações de lugares fortalecendo a cultura e o comércio local. O app acessa a localização do ciclista, via GPS, e aciona os áudios de forma automática, sem necessidade de pegar o celular, ao chegar no ponto de interesse.