Sesc Fortaleza promove apresentações de teatro e circo em janeiro

economia entretenimento

O público que visita o Centro de Fortaleza tem mais uma opção de programação cultural no Sesc Fortaleza: o projeto Arte Encena promove apresentações de teatro e circo. Sempre às terças e quintas-feiras, às 17h, durante o mês de janeiro, o público vai assistir a performances, números clássicos da arte circense e espetáculos de palhaçaria e bufonaria. A entrada é gratuita e as atrações são para todas as idades.

Com apresentações de teatro, dança e circo, o projeto do Sesc multiplica as linguagens e o alcance da arte no imaginário popular. Por meio de apresentações sistemáticas, o Arte Encena tem como objetivos a formação de plateia e a fomentação teatral de grupos locais, assegurando-lhes apresentações para as suas montagens com possibilidade de se tornarem itinerantes, primando sempre pela diversidade.

Os primeiros a se apresentarem, nos dias 17 e 19 de janeiro, foram a Companhia Circo Lúdico Experimental (CLE), com o espetáculo Um Tiquinho de Nada; e o Grupo Garajal, com o Circo Alegria. Na próxima terça-feira (24), tem Performance Chapliniana com o Chaplin Cearense; e na quinta-feira (26) o Coletivo FusCirco traz as aventuras do Palhaço Pitchula e sua parceira em A Risita. Para encerrar a programação, o grupo As 10 Graças da Palhaçaria leva o espetáculo Mais uma Grande Besteira para o Sesc Fortaleza.

SERVIÇO

Arte Encena Sesc – Janeiro/2023

Local: Sesc Fortaleza (R. Gen, Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Horário: 17h

 

Programação

 

Terça-feira, 24/01

Performance Chapliniana – Com Chaplin Cearense

É uma ação performática/teatral de “teatro de situação” que dialoga com aspectos da arte de rua, traz referências do cinema mudo e do universo chapliniano; Carlitos, O Vagabundo se adequa ao evento e situação e desenvolve toda possibilidade de um corpo chaplinesco. Uma interação cheia de sorrisos e afetos.

Quinta-feira, 26/01

A Risita – Com Coletivo FusCirco

O Palhaço Pitchula, que é um palhaço completo, mostra para o público toda sua habilidade, trazendo ao centro da apresentação o equilibrismo misturado com a coragem do palhaço. Com a ajuda de sua parceira Rupi, se arrisca nas alturas em um clássico número de circo e leva o público ao delírio.

Terça-feira, 31/01

Mais uma Grande Besteira – Com As 10 Graças da Palhaçaria

Montado originalmente em 2013, a partir da pesquisa do grupo sobre as formas clássicas e contemporâneas de se fazer palhaçaria, o espetáculo tem como laboratório os espaços públicos de circulação e, como referência, os artistas populares de rua. Dessa forma, faz uso dos elementos urbanos como espaço e objeto de cena. O trabalho busca interagir com a cidade, descobrindo as possibilidades dos artistas e de campos de intervenção, traçando um percurso entre as linguagens do Teatro Popular, Palhaçaria e Bufonaria.