A cidade de Canindé, a 130 quilômetros de Fortaleza, tem suas peculiaridades e desafios próprios. A cidade conhecida por suas romarias e sua religiosidade, escolheu entre suas prioridades, investir na educação de sua gente. A prefeita Rozário Ximenes sabe que o município sozinho não dispõe de orçamento para implantar todos projetos.
Foi através do diálogo com o ex-governador Camilo Santana que foram anunciados vários avanços no seu município, em especial, pela articulação de Rozário que a frente da prefeitura, viabilizou a Cessão de Uso de Imóvel e Doação do Terreno a implantação do campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Canindé.
No mês passado, a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, viajou a Brasília-DF, onde se reuniu com o ex-governador do Ceará, atual ministro da Educação, Camilo Santana.
Durante a audiência, a gestora municipal discutiu sobre a realização de obras de infraestrutura em escolas da cidade, aporte financeiro para o transporte escolar e a suplementação de recursos para o Instituto Federal de Educação (IFCE) de Canindé.
Após a reunião, Rozário ressaltou que Camilo reforçou o compromisso com o município cearense e com o desenvolvimento da educação na cidade.
A reunião com o ministro fez parte de uma série de tratativas ocorridas durante a agenda de Rozário Ximenes em Brasília.
Na ocasião, a comitiva de Canindé ainda participou de audiências com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira; e o senador Cid Gomes.
“Foram reuniões bastante produtivas; temos apresentado as principais demandas que o município está precisando”, pontuou a gestora.
No futuro é inevitável, o reconhecimento do legado da prefeita Rozário Ximenes no quesito educação do município de Canindé. Aqueles que hoje estão sendo priorizados com educação de qualidade e sem a necessidade de se deslocar até a capital, certamente colherão bons frutos.