Audiência debate resgate e valorização da memória de Bárbara de Alencar

política

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Cultura e Esportes (CCE), realiza, nesta segunda-feira (28/08), a partir das 14h, audiência pública para discutir estratégias para o fortalecimento e resgate da memória histórica de Bárbara de Alencar para o Estado.

O encontro atende a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), que destaca a relevância da participação de Bárbara de Alencar no movimento de resistência contra o domínio português que ocorreu no Ceará em 1824. “A importância de realizar uma audiência pública para discutir a vida e o legado de Bárbara de Alencar reside em reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres na história do Brasil”, avalia.

O parlamentar pontua ainda que a revolucionária exerceu valoroso papel como defensora dos direitos das mulheres, sendo uma inspiração para as futuras gerações. “Através desse evento, será possível compartilhar seu exemplo de coragem, resiliência e luta pela liberdade, inspirando outras pessoas a persistirem em suas próprias lutas e a promoverem mudanças positivas em suas comunidades”, afirma o deputado.

A proposta do parlamentar é que o encontro possibilite também um espaço para a reflexão sobre a participação das mulheres na política, destacando a importância de sua voz e presença nos processos decisórios. Segundo o parlamentar, a audiência é uma oportunidade para debater igualdade, justiça social e empoderamento feminino.

Entre os órgãos e instituições convidados para a discussão estão a Secretaria das Mulheres do Ceará, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Secretaria de Cultura do Ceará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-Ce) e a Universidade Regional do Cariri (Urca). Além disso, foram chamados os prefeitos João Luiz Lima Santos, de Campos Sales, e José Ailton de Sousa, do Crato, bem como a senadora Augusta Brito (PT).

BÁRBARA DE ALENCAR

Bárbara Pereira de Alencar foi uma figura histórica brasileira que viveu no século XIX. Nascida em 1760, em Exu, Pernambuco, ela desempenhou um papel significativo como patriota, ativista política e lutadora pela independência do Brasil. É conhecida principalmente por seu envolvimento no movimento de resistência contra o domínio português que ocorreu no Ceará em 1824.

A revolucionária era mãe de José Martiniano de Alencar, um dos líderes do movimento, e avó de José de Alencar, que se tornaria um dos mais renomados escritores brasileiros. Como mulher de coragem e determinação, lutou pela liberdade e pelos ideais de independência do Brasil.

Além de seu envolvimento na luta pela independência, Bárbara de Alencar também desafiou as normas sociais da época ao educar seus filhos, incluindo sua filha, Ana Alencar, que se tornou a primeira mulher a receber uma educação formal no Ceará.